Teatro ganha as ruas em ação educativa no trânsito

Cruzamento das Avenidas Santos Dumont e Desembargador Moreira recebeu encenação por meio da campanha Amigos do Trânsito

Escrito por Redação , metro@verdesmares.com.br
Legenda: Atores encenaram situações reais observadas nas ruas, orientando sobre condutas corretas e práticas de risco no tráfego urbano.
Foto: FOTO; NATINHO RODRIGUES

Um dos cruzamentos mais movimentados do bairro Aldeota virou palco de uma ação de conscientização visando uma maior segurança viária, na manhã desta sexta-feira (17). Atores encenaram situações reais observadas nas ruas, orientando sobre condutas corretas e práticas de risco no tráfego urbano. 

A ação faz parte da campanha "Amigos do Trânsito", do Sistema Verdes Mares, abordada numa série de reportagens durante o mês de maio. Durante a ação, o objetivo foi alertar o público, segundo afirma o diretor de teatro Haroldo Serra, responsável pela encenação.

"Pensamos em três casos de mau comportamento no trânsito para mostrar o que seria o correto. Queremos que os condutores, ciclistas e pedestres se coloquem na posição do outro. O teatro é uma ferramenta importante. De forma lúdica, conseguimos levar um maior impacto por meio da atuação", disse.

Para o ator Niiw Teixeira, que participou do ato, ressalta que o teatro de rua é importante para a conscientização."O teatro sempre serviu como forma de protesto. Hoje, estamos levando educação. A ideia é que a população possa se conscientizar. Se eu cuidar de mim, eu posso cuidar de você”, comenta. 

Durante a semana, atividades foram realizadas no Centro de Fortaleza. A Praça do Ferreira recebeu uma cidade em lego com instruções de bom tráfego, cinema e peças teatrais. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), as Polícias Rodoviária Federal (PRF) e Estadual (PRE), além da Guarda Municipal de Fortaleza, participaram das intervenções. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados