Taxistas informais realizam mobilização

Mobilização visa regularizar a situação de seus veículos e da profissão

Escrito por Redação ,

Motoristas que utilizam veículos para transporte de passageiros de forma não regulamentada, os chamados "táxis clandestinos", estão reunidos neste momento na Câmara Municipal, em reunião presidida pelo vereador Robert Burns (PTC). A mobilização iniciou na tarde desta quarta-feira (18), com o objetivo de regularizar a situação de seus veículos e da profissão.

Os condutores concentraram-se em pontos da Cidade dos Funcionários, no Henrique Jorge e no Castelão, de onde se dirigiram rumo à Câmara Municipal de Fortaleza, no bairro Luciano Cavalcante. Estima-se que aproximadente 500 veículos estivessem presentes no ato. 

De acordo com o presidente da Associação dos Motoristas Autônomos, Complementares e Similares de Fortaleza (Amacosf), Edmilson Rodrigues, o objetivo dos motoristas é abrir um canal de diálogo com a Prefeitura para regularizar a situação do que eles chamam de "transporte alternativo". "Estamos reunidos aqui na Câmara dos Vereadores para tentar uma negociação para a legalização dessa categoria que hoje está sendo marginalizada. Viemos cobrar dos vereadores de Fortaleza a legalização. Hoje houve uma carreata e um pronunciamento do prefeito Roberto Cláudio contra a categoria. Mas aqui todo mundo está forte e vamos brigar por essa categoria até a última pessoa que estiver dirigindo", expôs Edmilson Rodrigues, referindo à manifestação dos taxistas regularizados que aconteceu na manhã desta quarta-feira, na qual reivindicaram maior fiscalização aos meios de transporte clandestinos. 

Durante a reunião, o presidente da Amacosf apelou aos vereadores presentes para que não apreendessem os veículos enquanto um projeto de lei em favor da categoria não obtiver uma resposta. 

Operação

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou, por meio de nota, que uma comissão formada por taxistas clandestinos reuniu-se na última semana com o presidente da Etufor, Antônio Ferreira, entretanto, os resultados da conversa não foram divugados. 

Disse ainda que a operação de fiscalização dos táxis clandestinos está em andamento na cidade contando com a parceria de diversos órgãos da Prefeitura e da Polícia Civil. Os 490 novos táxis habilitados na última licitação realizada pela Prefeitura de Fortaleza também estão passando por vistorias, antes de terem permissão para funcionar. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.