Sem exames de raio-x, Frotinha de Messejana encaminha pacientes para outras unidades

Quem precisa do serviço diz que os equipamentos não estão funcionando desde que a unidade ficou sem energia, no dia 22 de setembro

Escrito por Redação ,

Pacientes que precisam fazer exames de raio-x no hospital Frotinha de Messejana, em Fortaleza, estão retornando para casa sem atendimento na manhã desta terça-feira (2). Após passar sete dias sem fornecimento de energia elétrica, a unidade teve a eletricidade restabelecida no último sábado (29), mas os pacientes denunciam que os serviços básicos de saúde seguem suspensos. 

Segundo eles, as máquinas de raio-x não estão funcionando desde o dia em que o Frotinha ficou sem energia, no dia 22 de setembro. 

A dona de casa Tatiana Chagas chegou cedo ao hospital para uma consulta de retorno do filho, mas saiu sem ser atendida e relata as dificuldades que teve. "Ele levou uma queda, no dia 4 colocou um gesso e voltou para fazer a retirada do gesso e estava sem energia. Aí a gente voltou pra casa, pediram pra voltar hoje e disseram que 'tá' quebrado. Aí agora mandaram voltar novamente na terça-feira. Disseram que queimaram os aparelhos e não vi ninguém ajeitando", afirmou. 

Com o braço imobilizado, a esteticista Irelda Pires Lobão chegou no Hospital para fazer outro raio-x e conta que foi orientada a voltar semana que vem ou realizar o exame em clinica particular

"A moça chegou agora e disse que é o ar condicionado, por isso não está funcionando. Essa é a historia que fiquei sabendo agora," disse a paciente que não recebeu atendimento. 

Sete dias às escuras

O Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, o Frotinha de Messejana, ficou 7 dias sem energia elétrica. Do dia 22 de setembro até o dia 29, a unidade de saúde funcionou parcialmente por conta de um “defeito na fiação interna”, de acordo com a Enel Distribuidora.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que o o equipamento de raio-x funciona normalmente. Contudo, o aparelho de ar-condicionado da sala de exame está com problema e impede a realização dos atendimentos, já que o equipamento médico precisa estar em ambiente climatizado. "A empresa que presta o serviço de manutenção no ar condicionado já esta no local providenciando a substituição de uma placa eletrônica, que apresentou defeito", informou o órgão.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.