Sarampo: parte da UPA do Eusébio fecha temporariamente por caso suspeito de criança

Ainda não há confirmação sobre uma criança que veio da França e passou por São Paulo antes de chegar ao Ceará, no fim de julho.

Escrito por Nícolas Paulino ,
Legenda: Unidade atende a pacientes de dois municípios: Eusébio e Aquiraz.
Foto: Foto: StreetView

Uma ala da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, está fechada temporariamente, até 18h desta sexta-feira (30), por suspeita de dois pacientes com sarampo. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do Município. Um caso já foi descartado e outro, de uma criança, segue em investigação.

Um aviso foi fixado na frente da unidade informando que o fechamento, determinado por duas horas, ocorre “para que seja realizado o bloqueio vacinal em todos os pacientes”. A ala onde a criança estava também passou por desinfecção. A assessoria informou que casos de urgência e emergência continuam sendo realizados normalmente. A UPA atende à população tanto do Eusébio quanto da cidade de Aquiraz

No caso descartado, a equipe da UPA constatou que as manchas vermelhas no corpo do paciente se deviam a uma depilação. Ele não apresentou febre, coriza ou outro sintoma relacionado à doença.

O caso suspeito é de uma criança que veio da França e passou por São Paulo - Estado que já tem 2.457 casos registrados em 89 cidades neste ano - antes de chegar ao Ceará, no fim de julho. A criança teve febre por dois dias, mas o sintoma passou. Atualmente, ela apresenta manchas avermelhadas na pele do pescoço, que a equipe suspeita até mesmo serem brotoejas. Exames devem confirmar ou não a doença. Os materiais coletados serão remetidos ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen).

Atenção em casa

O menino, de nacionalidade francesa, será transferido ainda hoje para a residência dos tios, também no Eusébio, e ficará sob observação da família. Os pais tinham uma viagem marcada para o Rio Grande do Norte na próxima segunda-feira (2), mas foram orientados a reagendar a excursão.

Há uma semana, no dia 23 de agosto, o primeiro caso de sarampo no Ceará de 2019 foi confirmado pela  Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). A Pasta declarou que uma pessoa moradora de Fortaleza contraiu a doença em um município de outro Estado onde havia surto da doença. 

O paciente foi internado e isolado para receber tratamento adequado. Segundo o órgão, a equipe da Vigilância do Município de Fortaleza realizou ações de bloqueio vacinal nas pessoas que tiveram contato com o paciente. A Sesa lembra que o último caso autóctone (transmissão interna) de sarampo no Ceará foi confirmado em julho de 2015.

Esquema vacinal

A proteção contra a doença é realizada com a vacina tríplice viral. Para crianças, a recomendação é que a primeira dose seja tomada aos 12 meses e, a segunda, aos 15 meses. Para crianças acima de dois anos, jovens e adultos até 29 anos, que não foram vacinados ou não possuem a comprovação vacinal, as duas doses devem ser tomadas em intervalo de 30 dias. 

O alerta também vale para casos de viagens a locais que tenham casos confirmados de sarampo. Nas clínicas privadas, a dose da vacina custa de R$ 75 a R$ 100. 

O sarampo é uma doença altamente transmissível e pode acometer crianças e adultos. A transmissão ocorre de uma pessoa para outra, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Os sintomas são febre, conjuntivite, coriza, tosse e manchas vermelhas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.