Primeiro equipamento do Centro de Formação Olímpica (CFO) é entregue em Fortaleza

O hexacampeão mundial de skate, Sandro Dias, e o governador Cid Gomes acompanharam a inauguração

Escrito por Karine Zaranza ,

O governador Cid Gomes entregou, na manhã deste sábado (27), o primeiro equipamento do Centro de Formação Olímpica (CFO): a pista de skate, aberta 24h ao público. Com 5.000m² destinados ao skate, a área oferece estrutura para a prática nas modalidades street e bowl. O hexacampeão mundial de skate, Sandro Dias, esteve presente e aproveitou para testar o espaço. 

"O skate ainda não é um esporte olímpico, mas estamos trabalhando para ser. Eu estou feliz porque no Brasil, 90% das pistas não são boas. E essa é uma das melhores. Acredito que teremos um futuro brilhante no esporte. Minha geração não tinha essa estrutura e conseguimos chegar onde chegamos. Imagina onde chegará essa, com essa infraestrutura", discursou Sandro. 

Para o skatista amador Adriano Regis, a pista representa uma melhora para o esporte, principalmente oferecendo espaço para os atletas amadores. Contudo, ele reivindica manutenção das pistas. "Não adianta ficar construindo pista se não houver uma manutenção. Temos vários espaços voltados para o esporte, mas a maioria está sucateado", pondera. 

Para Maria Thalia Santos, o equipamento beneficia sobretudo aqueles que moram nas proximidades do Castelão."Ando de skate há 6 meses. Acho que agora vai ser melhor porque não precisarei me deslocar para outras pistas mais distantes. Faltava um espaço assim aqui". 

80% das obras do Centro de Formação Olímpica estão concluídas, diz Ferruccio Feitosa

A pista integra o Centro de Formação Olímpica, que será entregue no dia 13 de dezembro. De acordo com o secretário especial de grandes eventos esportivos, Ferruccio Feitosa informou que 80% das obras estão concluídas. Para isso, 1.120 operários trabalham em esquema de dois turnos. "Acreditamos que dará tempo entregar nessa data. O ponto crítico da obra é o ginásio e estamos trabalhando num esquema especial de três turnos, 24h por dia", prometeu o governador. 

O CFO vai formar com a Arena Castelão o maior complexo esportivo do Brasil, já que uma passarela totalmente acessível vai ligar os dois equipamentos. O espaço vai contar com instalações para 26 modalidades olímpicas e paraolímpicas – além de outros esportes não previstos para as Olimpíadas do Rio, como Futsal e Karatê. 

O equipamento terá quadras, salas para lutas, piscinas olímpicas, pistas de atletismo, campo de futebol, pistas de skate e BMX; quadras de vôlei de praia e de tênis. Além disso, o ginásio climatizado terá capacidade para até 21 mil pessoas e o hotel poderá alojar 248 atletas. "O ginásio é o maior do Brasil com capacidade para até 21 mil pessoas. A piscina é a primeira do Brasil a atender as exigências do Comitê Olímpico Internacional", finalizou Cid Gomes.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.