Prefeitura lança programa de remodelagem da iluminação pública da Capital

Entre as mudanças, lâmpadas amarelas serão substituídas por brancas

Escrito por Bruno Mota ,

A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta quarta (1), o programa Ilumina Fortaleza,  que visa melhorar o sistema de iluminação pública da cidade. Entre as ações previstas, está a substituição de lâmpadas amarelas por brancas. A iniciativa é voltada, principalmente, para as áreas mais carentes da Capital.

"O cenário de violência é consequência de diversas circunstâncias, e é inegável que áreas mais escuras, menos urbanizadas, acabam sendo mais propícias para o desenvolvimento da violência", avalia o prefeito Roberto Cláudio. "Certamente, sendo integrada com outras ações de segurança, a melhor iluminação terá eficácia nesse sentido", finaliza.

Conforme o coordenador da iluminação pública do município, Alfredo Cerejo, as lâmpadas brancas proporcionam melhor definição de cores, permitindo a identificação mais precisa de pessoas e objetos ao longo da via. Pontos de ônibus, faixas de pedestres e áreas no entorno de escolas e postos de saúde também receberão iluminação especial.

O programa também prevê a instalação de lâmpadas de led ao longo do calçadão do aterro da Praia de Iracema, tendo potencial de iluminação até cinco vezes superior às lâmpadas convencionais, além de serem mais econômicas.

Outra ação prevista no programa é a readequação do projeto de iluminação dos espigões das avenidas João Cordeiro e Rui Barbosa. Nos dois logradouros, as lâmpadas serão reinstaladas em pontos mais altos, na tentativa de evitar o vandalismo.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.