Prefeitura conclui Binário da Parangaba

Com faixa exclusiva de ônibus, a obra beneficiará 190 mil pessoas diariamente

Escrito por Redação ,

O Binário da Parangaba foi concluído. Com a finalização da obra e a implantação da faixa exclusiva de ônibus na Rua Germano Franck, a Prefeitura espera melhorar o deslocamento do transporte público e ampliar a segurança para pedestres e ciclistas, desafogando o trânsito do bairro. Agora, segundo a Prefeitura, há uma ligação mais organizada e robusta entre o Centro da cidade e os bairros da Região Sul, como Maraponga, Serrinha, Itaperi e Parangaba. 

 

Com a iniciativa, a Rua Germano Franck foi duplicada em cerca de 500 metros, passando a operar com três faixas por sentido no trecho entre a Avenida Dr. Silas Munguba e a Rua Júlio Verne. Já no trecho entre as ruas Júlio Verne e Tenente Moacir Matos, a Rua Germano Franck passa a operar em sentido único Sul-Norte, indo da Parangaba ao Montese, formando binário com a rua paralela Barão de Canindé, que passa a operar no sentido oposto Norte-Sul, indo do Montese à Parangaba. A via também passou por obras de urbanização, como a construção de canteiro central, calçadas e nova iluminação.

 

Além disso, a Rua Germano Franck, no o trecho entre as avenidas Godofredo Maciel e Dr. Silas Munguba, passa a operar com sentido único Sul-Norte, indo da Parangaba ao Montese. A nova configuração permite mais uma opção para quem trafega do Montese com destino aos bairros Parangaba e Maraponga, além de uma conexão da ciclovia existente na Avenida Godofredo Maciel com as ciclofaixas do Binário do Montese, formado pela Rua Alberto Magno e a Avenida Prof. Gomes de Matos.

 

O projeto do Binário da Parangaba é coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Regional IV.

 

Melhorias

 

Na região, foram adicionados 92 novos pontos de iluminação branca, além da troca de 151 pontos de luz amarela, totalizando 243 pontos com luz branca. Também foram implantados novos pontos de paradas de ônibus, nova sinalização horizontal e vertical, além de um reordenamento de estacionamentos em vias secundárias do entorno. Além disso, foram realizados os serviços de recuperação de 15 vias da região, envolvendo tanto terraplenagem e microdrenagem, como o nivelamento de calhas, drenagem, pavimentação, recapeamento asfáltico e trabalhos pontuais, como o remanejamento de redes de esgoto.

 

Faixa Exclusiva de Ônibus

 

A Rua Germano Franck agora tem cerca de 1,1 km de faixa exclusiva de ônibus no sentido Sul-Norte (Parangaba-Montese), no trecho entre a Avenida Dr. Silas Munguba e a Rua César Rosas, ligando o Terminal da Parangaba ao Montese. Com a iniciativa, os cerca de 190 mil passageiros que circulam pelo Terminal da Parangaba diariamente serão beneficiados com viagens de ônibus mais rápidas e confortáveis.  

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.