Praia do Cumbuco volta a ter mancha de óleo, e tartaruga aparece morta

Tartaruga morta foi encontrada com manchas de óleo

Escrito por Redação ,
Legenda: Órgão da Prefeitura de Caucaia e do Governo do Ceará encaminharam equipes para a limpeza da praia do Cumbuco
Foto: Natinho Rodrigues

Manchas de óleo foram vistas na orla da Praia do Cumbuco, no município de Caucaia, na manhã desta terça-feira (5). Moradores encontraram o material no início dessa manhã. Equipes do Estado e da Prefeitura enviaram para fazer a limpeza do local. Uma tartaruga morta com manchas de óleo foi encontrada na praia.

Eliandro Santana, guarda-vidas de um condomínio próximo ao local atingido pelas manchas, viu o óleo no início da manhã, a caminho do trabalho. Ele conta que ficou surpreso, pois achava que não haveria reincidência de manchas de óleo na praia.

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema) informou que o material oleoso atingiu 500 metros da praia, mas que a poluição é leve. Segundo a secretaria, foram mobilizados 30 militares para a limpeza dos vestígios.

No início de outubro, a praia foi considerada imprópria para banho pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) por causa da presença de óleo.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) afirmou que não foi acionado para a ocorrência.

Pelo menos 26 praias do Ceará já foram atingidas pelo material oleoso. O Ibama confoirmou a presença de manchas de óleo na praia de Pontal do Maceió, na última segunda-feira (5).

Segundo o último boletim da Marinha do Brasil, divulgado na segunda-feira (4), o litoral do estado do Ceará está limpo de manchas de óleo.

Tartaruga Morta

Legenda: uma tartaruga morta com manchas de óleo foi encontrada na Praia do Cumbuco, em Cauacaia
Foto: Reprodução

Uma tartaruga foi encontrada morta suja de óleo próximo às manchas. Segundo o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, Hugo Pontes, o animal tinha pequenas manchas de óleo.

Segundo o Instituto Verdeluz, que atua no resgate de animais marinhos, só é possível confirmar a relação da morte da tartaruga com o material oleado após análise do animal. Uma equipe da Sema foi ao local para resgatar o animal.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados