Praia de Iracema recebe multidão em espetáculo da Esquadrilha da Fumaça

Desde 2012 o grupo não realizava demonstração aérea na Capital cearense

Escrito por Redação ,

O céu de Fortaleza ganhou componentes especiais na tarde deste sábado (21). Durante cerca de 45 minutos, os olhares de uma multidão de fortalezenses e turistas de todas as idades acompanhavam, do Aterro da Praia de Iracema, as demonstrações realizadas por sete aeronaves pilotadas pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB).

Foram cerca de 50 manobras na demonstração em Fortaleza. O evento faz parte do circuito Norte e Nordeste do Brasil da Esquadrilha da Fumaça, que tem como objetivo divulgar a FAB, estimulando o interesse e a vocação pela aeronáutica. A Capital cearense recebeu cerca de 45 pilotos e é a quinta de 12 cidades que recebem o circuito. O evento foi realizado pela FAB em parceria com a TV Diário.

O capitão aviador Felipe Barra, que comandou o espetáculo do solo, detalha que o circuito ainda está em fase inicial e é uma das atividades que celebram os 145 anos do aeronauta Alberto Santos Dumont. "Nós fazemos circuitos ao longo do ano, no Brasil e no mundo, e, em Fortaleza, especialmente, nós estivemos pela última vez em 2012", relembra.

"Entre as principais funções da Esquadrilha da Fumaça está representar a Força Aérea Brasileira e despertar o interesse pela carreira aeronaútica. Muitas pessoas não têm a oportunidade de ver um avião no dia a dia e acabam se inspirando, se interessando pela carreira", explica o capitão aviador Barra.

Encantamento

Em meio ao público que se agrupava no Espigão do Aterro para admirar os movimentos das aeronaves, o designer Ronaldo Grega dividia a atenção entre o céu e as perguntas curiosas do filho, Iago Grega, que assistia ao espetáculo no céu. "Eu via isso quando tinha a idade dele e há muito tempo não acontecia isso em Fortaleza. Ele ainda não tinha visto um evento como este e ficou realmente encantado. É algo que pode formar uma nova geração de pilotos".

Manobras

As manobras nas quais há mudança brusca de voo normal para o invertido são consideradas as mais difíceis pelos pilotos, já que nelas é preciso, de forma rápida e precisa, inverter os comandos de voo. Ao todo, a Esquadrilha da Fumaça já realizou mais de 3.800 demonstrações no Brasil e em mais 21 países.

Estreia de Jericoacoara

Além de Fortaleza, receberão o circuito as cidades cearenses de Umirim, neste domingo (22), e Jericoacoara, na segunda-feira (23). Esta é a primeira vez que Jericoacoara entra no circuito da Esquadrilha.

As acrobacias aéreas são realizadas por pilotos treinados a bordo de aeronaves A-29 Super Tucano. O treinamento consiste em 80 missões de uma hora, que duram de dois a três meses. Após a estreia do piloto, os treinamentos regulares continuam sendo realizados.

Para solicitar uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça é preciso enviar um ofício de direito ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer). O pedido pode ser pelo email programacao_eda@fab.mil.br. É necessário informar o tipo do evento, público estimado e possíveis datas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.