Peixes são encontrados mortos em canal de polo de lazer; populares reclamam de lixo no local

Segundo os populares, mortandade é decorrente da poluição no local. Abandono do Polo de Lazer, do bairro Damas, é uma das principais reclamações

Escrito por Redação ,
Legenda: Moradores reclamam da falta de conservação no polo
Foto: Almir Gadelha/SVM

Dezenas de peixes apareceram mortos no canal do Polo de Lazer Gustavo Braga, no bairro Damas, em Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (28). O problema, afirmam os frequentadores, é decorrente da poluição no local.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) informou que vai enviar técnicos da Célula de Saneamento, Recursos Hídricos e Gestão da Orla ao Canal da Waldery Uchôa para aferir a qualidade da água do recurso hídrico. O laudo apontará a possível causa da morte dos peixes.

Legenda: Os populares acreditam que a morte dos peixes seja decorrente da sujeira no ambiente
Foto: Almir Gadelha

Contudo, outros problemas atormentam a população. O lixo e o estado de conservação estão entre as questões mais relatadas pelos moradores. O canal do Polo de Lazer está lotado de lixo e coberto por vegetação. Os populares acreditam que a morte dos peixes seja decorrente da sujeira no ambiente. "É muito lixo, é muito odor", afirma uma moradora.

Todos as manhãs, a dona de casa Socorro Fontenele caminha pelo Polo de Lazer. A mulher conta que o local foi muito importante para o bairro, principalmente para a socialização dos moradores, mas atualmente a falta de manutenção afasta os populares do local.  "Aqui é para ser um lugar bom, mas tem muita sujeira, o chão está irregular. É lindo, mas falta manutenção", pontua. 

"É o ponto mais perto da nossa casa, então a gente se arrisca, mas o polo está em uma situação de abandono, não tem mais estrutura. Acho que deveria ser feita uma reforma para gente ter um local bom para fazer os exercícios", afirma a auxiliar administrativa Ângela. Ela explica que é o único local do bairro para a prática de exercícios, contudo, carece de reparos.

Legenda: Um laudo apontará a possível causa da morte dos peixes existentes
Foto: Almir Gadelha

Ações

Em nota, a Prefeitura de Fortaleza informou  que realiza a coleta de lixo no Polo de Lazer Gustavo Braga três vezes por semana, nas terças, quintas e sábados.  Além disso,  ressaltou que no local existia um ponto de lixo, eliminado pela gestão municipal, onde agora funciona um Ecoponto, no qual a população deve fazer o descarte regular de material reciclado.  Quanto à reclamação sobre a vegetação acumulada ao redor do canal, foi programada uma limpeza no local.

"Uma reforma será solicitada para o Polo de Lazer até o fim de 2020", informou em nota a Secretaria Regional IV, após ser questionada sobre a manutenção do equipamento público. A pasta disse, ainda que "está realizando um levantando de obras que possam ser realizadas na sua área territorial até o fim da gestão".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados