Paróquia Cristo Rei, na Aldeota, cola fotos de fiéis em bancos para celebrações da Semana Santa

Padre diz que a ação diminui a sensação de ausência de pessoas por causa do isolamento social, além de ser fruto de uma campanha solidária

Escrito por Redação ,
Legenda: Cerca de 280 fotos já foram coladas nos bancos da nave.
Foto: Foto: José Leomar

As celebrações da Semana Santa foram reformuladas pela Igreja Católica por causa do isolamento social, medida para evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus. A Paróquia Cristo Rei, no bairro Aldeota, em Fortaleza, aderiu a uma ideia dos fiéis e espalhou fotografias de famílias da comunidade pelos bancos da igreja.

O pároco, padre José Laércio de Lima, diz que pelo menos 280 fotos já foram coladas. Parte delas foi deixada durante a entrega de alimentos para a campanha solidária da Semana Santa; outros enviaram um arquivo digital e a equipe paroquial imprimiu. 

“Por não podermos tê-los conosco presencialmente, resolvemos, por ideia dos próprios paroquianos, trazê-los a partir das fotos. Outras paróquias já fizeram isso ao redor do mundo e, pouco a pouco, a igreja vai ficando cheia”, afirma o religioso.

Contudo, independente da campanha solidária, o padre garante que qualquer pessoa pode participar. “Tem pessoas de outros Estados participando da missa digitalmente”, lembra. Para o religioso, a experiência é simples, mas “muito bonita e participativa”, mesmo à distância, e diminui a sensação de ausência dos fiéis.

Celebrações

“Quando a gente vai celebrando, sentimos que não estamos sozinhos. De vez em quando, ainda passo olhando os rostos para lembrar e rezar por cada um”, ressalta o pároco. Por dia, desde a última terça (7), a Paróquia Cristo Rei distribui cerca de 200 marmitas a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social da comunidade. 

As celebrações da Semana Santa são transmitidas pelas redes sociais da igreja. Nesta sexta, às 15h, ocorre a Adoração e o Beijo da Santa Cruz. Em seguida, às 16h, ocorre a procissão do Senhor Morto pelas ruas do bairro. Dois padres e um cantor percorrerão as adjacências pedindo que as pessoas coloquem panos vermelhos nas portas. No sábado, a Vigília Pascal começa às 19h. No domingo, a Missa de Páscoa ocorre às 10h.

Já na Catedral Metropolitana de Fortaleza, nesta sexta, às 15h, ocorre a Celebração da Paixão e Morte do Senhor. Ela será presidida pelo arcebispo Dom José Antonio, a portas fechadas, e veiculada ao vivo pelas redes sociais da Arquidiocese de Fortaleza. No sábado, a Vigília Pascal será transmitida às 18h30. No Domingo de Páscoa, a missa será transmitida às 8h.
 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados