Pacientes sofrem com falta de leitos e equipamento quebrado no HGF

As informações são do Sindicato dos Médicos do Ceará

Escrito por Redação ,

Apesar do reforço de insumos e medicamentos nos últimos dias, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) continua a apresentar problemas de atendimento. Segundo informações divulgadas neste sábado (16) pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará (SIMEC), 50 pacientes aguardam transferência para leitos adequados e estão sendo atendidos nos corredores do hospital. Ainda de acordo com informações do Sindicato, o tomógrafo da unidade segue quebrado.

O HGF é a maior unidade de Saúde Pública com emergência portas abertas do Estado e Centro de Referência para atendimento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). A falta de equipamentos como o tomógrafo impede a realização de exames que podem evitar doenças que deixam sequelas como o AVC.

Corredômetro

O SIMEC também divulgou o Corredômetro - levantamento diário do Sindicato em parceria com a Associação Médica Cearense (AMC) que informa, desde 21 de abril, o número de pacientes à espera de leitos e alocados em corredores hospitalares nas emergências de Fortaleza - deste sábado.

Em 9 unidades de Pronto Atendimento (UPAs), 74 pacientes aguardam transferência. Destes, 14 estão entubados. Demais hospitais: Hospital de Messejana (71), Instituto Dr. José Frota (50), Hospital Infantil Albert Sabin (50) e Hospital São José (10).

No total, 305 pacientes permanecem internados nos corredores das Unidades de Saúde da capital.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.