Operação Retorno das Praias reduz em 60% internações no IJF relativas a acidentes com moto

A prevenção através das blitz do Detran e PRE está surtindo efeito, poupando vidas e tirando de circulação motoqueiros que desrespeitam a Lei seca

Escrito por Redação ,

A operação Retorno das Praias, realizada através de abordagem exclusiva com os condutores de moto pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), teve prosseguimento neste fim de semana. A avaliação do comandante da operação, o subtenente Francisco de Castro, foi de êxito. "Neste domingo, por exemplo, tivemos apenas um acidente fatal, ocorrido na CE-085, na Lagoa do Banana, em Caucaia".  Segundo o Instituto Dr. José Frota (IJF), houve uma redução de 60% nas internações por acidentes envolvendo motos.

"Estamos realizando inúmeras blitz na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Neste fim de semana foram onze. O nosso objetivo, que é de diminuir ao máximo o número de acidentes, está sendo alcançado. Para tanto, estamos aplicando a Lei Seca tanto no aspecto administrativo, com as devidas multas, como no criminal, encaminhando à delegacia de plantão aqueles que se excederem acima do permitido", revelou Francisco de Castro.

O policial militar enfatizou que a próxima edição da Operação retorno das Praias acontecerá na Semana Santa. "Será um trabalho específico. Por isso intensificaremos a fiscalização. Por mais estranho que possa parecer, o número de acidentes no período é maior do que no Carnaval", diz Castro. Um dos principais motivos para esse agravamento é o aumento do consumo de vinho.

Redução de acidentes

A operação, até aqui - sem incluir os números deste fim de semana, que serão divulgados nesta segunda-feira - é responsável pela redução de 60% das internações no Instituto Dr. José Frota (IJF) por acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. No domingo anterior ao evento (15/03), o IJF fez 102 atendimentos relacionados ao trânsito, 87 deles envolvendo motociclistas. No domingo da primeira operação do Detran (22/03), o número de atendimentos no IJF por traumas de trânsito diminuiu para 53. Esse número representa 49 atendimentos a menos. O atendimento a motociclistas acidentados diminuiu ainda mais, para 35, ou seja 52 a menos.

Nas abordagens, os motociclistas fazem o exame do bafômetro. A recusa ao teste é o indício de que o condutor está alcoolizado. Com isso, a notificação é registrada com base na Lei Seca. O resultado da primeira operação foi reconhecido pelos profissionais de saúde do IJF, pela queda do número de vítimas de acidentes de motocicleta. Foram quase 70 motocicletas apreendidas por estarem circulando irregularmente na via pública.

Mobilização

O secretário de Saúde do Estado, Carlile Lavor, disse que vai mobilizar e envolver os 15 mil Agentes Comunitários de Saúde no trabalho de educação e prevenção para evitar acidentes e óbitos no trânsito. A operação, articulada pela Secretaria das Cidades e iniciada pelo Detran, indica que a efetiva prevenção mostra resultados.

Para o secretário das Cidades, Ivo Gomes, além da dobradinha bebida alcoólica e direção, a falta do uso do capacete também representa um grave problema para a saúde pública do Ceará e, por isso, outras medidas de prevenção serão adotadas pelo Detran nos próximos meses. "A gente também vai investir muito em campanhas educativas quanto à importância do uso do capacete. Isso vai ser fundamental", pontuou o secretário.

O Ceará registrou em todo o ano passado 732 mortes em consequência de acidentes com motocicletas e 5.109 internações, até novembro, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de 2010, o maior número de óbitos ocorreu em 2012, com 841 mortes de motociclistas e garupeiros, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. O recorde de internações em consequência de acidentes de moto no Estado aconteceu em 2013, com 5.873 registros no Sistema de Informações Hospitalares (SIA/SUS).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.