Operação Fumacê terá início nesta segunda (9)

Pulverização de inseticida será feita nos locais de maior concentração de foliões do Carnaval

Escrito por Redação ,

No intuito de inibir a proliferação do mosquito aedes aegypti, vetor da dengue e da febre chikungunya, a Seretaria da Saúde do Estado (Sesa) dará início à Operação Fumacê. Segundo o planejamento do órgão, as ações serão feitas nos dias que antecedem o Carnaval, entre os dias 9 e 14, e serão retomadas após o feriado, de 23 a 28 deste mês.

Serão utilizados dez equipamentos Ultra-Baixo Volume (UBV) pesado acoplado em veículos e duas equipes de UBV portátil (costal motorizado) para cobrir um total de 7.739 quarteirões, divididos em 21 municípios, sempre nos locais de maior fluxo de foliões.

Na capital serão cobertos 1.240 quarteirões. A orientação aos moradores é para que abram as janelas durante a passagem do fumacê para que o inseticida possa agir e eliminar os mosquitos adultos.

Além de Fortaleza, a operação vai percorrer os municípios de Aquiraz, Pindoretama, Aracati, Itaiçaba, Icapuí, Fortim, Beberibe, Cascavel, Jijoca de Jericoacoara, Acaraú, Itarema, Cruz, Amontada, Itapipoca, Trairi, Paraipaba, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Camocim, com cobertura de fumacê nas sedes dos municípios e praias do Litoral Leste e Litoral Oeste.

O fumacê, nome popular para a Pulverização espacial UBV, é um procedimento que consiste na liberação via aérea de gases, que agem, por contato, atingindo os mosquitos adultos em voo.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira, 30 de janeiro, foram confirmados este ano 116 casos de dengue em 22 municípios.

Para evitar a transmissão da dengue e da febre Chinkungunya, é fundamental que as pessoas reforcem as ações para a eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas já são conhecidas pela população: verificar se a caixa d’ água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.