Obras do binário Santos Dumont/Lauro Nogueira iniciam neste mês

É a segunda fase do projeto porque a primeira foi com as obras do binário Santos Dumont/ Dom Luís

Escrito por Redação ,

As obras para a segunda etapa do binário Santos Dumon/Lauro Nogueira, no Papicu, vão iniciar no dia 17 de setembro e a previsão de entrega do projeto é de um ano, de acordo com a Prefeitura. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (6), em coletiva de impresa para apresentar o projeto. 

Este novo binário vai ter início na Av. Santos Dumont, entre o Túnel Barros Pinho (Santos Dumont sob Via Expressa) até a Rua Dr. Francisco Matos, tendo a Rua Desembargador Lauro Nogueira como via alternativa em direção ao bairro Aldeota. Dessa forma, a Lauro Nogueira passará atuar no sentido contrário ao que opera atualmente. É a segunda fase do projeto porque a primeira foi com as obras do binário Santos Dumont/ Dom Luís. 

Orçadas em R$ 8,5 milhões, as obras fazem parte do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt). Entre as obras que vão acontecer na região há a remoção do canteiro central, a construção de sistema de drenagem, a implantação de pavimentação asfáltica, ciclofaixas, calçadas padronizadas, sinalização viária, paisagismo e outros.

Nova via

Para colocar o binário em operação, uma nova via será criada. A Prefeitura vai extender a Rua Sila Ribeiro, abrindo um novo trecho que deverá ligar as ruas Valdetário Mota e Júlio Azevedo, que são paralelas. Dessa forma, os motoristas e ciclistas que vem da Praia do Futuro em direção à Aldeota pela Avenida Santos Dumont, após o binário, vão dobrar na Rua Dr. Francisco Matos a direita e a esquerda na Rua Lauro Nogueira. Vão seguir pela rua, passando pelo Shopping RioMar Fortaleza e pelo HGF e, para acessar o Av. Dom Luís, vão pegar o novo trecho da Sila Ribeiro, que liga as ruas Júlio Azevedo e Valdetário Mota.

Neste trecho, a Av. Santos Dumont vai operar com três faixas, em sentido único centro-praia (oeste-leste). E o sentido oposto será nas ruas Desembargador Lauro Nogueira e Sila Ribeiro. 

Haverá também ciclofaixa bidirecional, no lado esquerdo da via, de 2,3km de extensão, na Av. Santos Dumont, entre as ruas Frederico Borges e Doutor Francisco Matos.

Outra ciclofaixa bidirecional será colocada na rua Desembargador Lauro Nogueira, no trecho entre as ruas Francisco Matos e Batista de Oliveira. Vai ter 2,20 metros de largura e cerca de 1,1 km de extensão. 

Além disso, outras duas ciclofaixas serão fixadas nas ruas Batista de Oliveira e Professor José Otávio Lobo, pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.