Novo portal da Prefeitura de Fortaleza promete serviços e acessibilidade

Além do menu de serviços, uma das novas ferramentas é o Mapa de Obras georreferenciadas que estão ocorrendo em toda a cidade. Os usuários podem escolher sobre que tipo de obra (educação, saúde ou mobilidade, por exemplo) deseja receber informações, conhecendo a porcentagem de execução do serviço e o prazo de conclusão

Escrito por Redação ,
O novo canal oficial de comunicação online da Prefeitura Municipal com os cidadãos fortalezenses já está no ar e traz atualizações para facilitar o acesso a dados, informes e serviços prestados pelo Poder Público na cidade, 24h por dia. O mecanismo também promete trazer maior transparência na prestação de contas da administração municipal com os usuários.
 
O prefeito Roberto Cláudio salientou que o novo site não prioriza a estética, mas a usabilidade e a interação do usuário com a plataforma. “Uma série de serviços municipais, como requisição de alvará ou de licença, ou o cadastro e reclamação de IPTU, que antigamente teriam que ser feitas nos órgãos, já passaram a ser feitas online”, explica.
 
Além do menu de serviços, uma das novas ferramentas é o Mapa de Obras georreferenciadas que estão ocorrendo em toda a cidade. Os usuários podem escolher sobre que tipo de obra (educação, saúde ou mobilidade, por exemplo) deseja receber informações, conhecendo a porcentagem de execução do serviço e o prazo de conclusão.
 
Jocélio Otávio, gerente de projetos da Coordenadoria de Gestão Corporativa de Tecnologia da Informação (Cogect), enfatiza que as melhorias realizadas no antigo site partiram de demandas dos próprios usuários, mas também precisam passar por testes. “O sistema não tem problemas até que o usuário comece a utilizar. Precisamos do feedback do que está acontecendo para podermos dar respostas rápidas”, esclarece.
 
Simplificação
 
Segundo ele, o site trouxe a integração dos diversos órgãos e equipamentos que compõem a administração municipal através de uma linguagem mais simples e acessível a qualquer cidadão. As atualizações implementadas também favorecem tanto a chamada navegação “rasa”, ou seja, sem que os usuários necessitem clicar em muitos links, como a acessibilidade para deficientes visuais.
 
Apesar da ampliação dos serviços, ainda não é possível resolver algumas pendências que necessitam de atendimento presencial, como a marcação de consultas médicas e a matrícula de alunos na rede pública municipal de ensino. Nesses casos, a plataforma informará como proceder e chegar ao posto físico do órgão solicitado.
 
Prêmio
 
Na ocasião, foi lançado também o regulamento do 2º Prêmio Prefeitura de Fortaleza de Jornalismo. A edição premiará trabalhos jornalísticos publicados entre 1º de janeiro e 16 de outubro de 2016 que tenham o município de Fortaleza como tema. Ele será distribuído em seis categorias: jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, fotojornalismo, webjornalismo e produção universitária.
 
“O Prêmio se torna uma política pública de valorização do debate das questões urbanas que envolvem a cidade”, destaca Moacir Maia, coordenador de Comunicação Social da Prefeitura. As premiações variam de R$ 8 mil a R$ 16 mil. As inscrições ocorrem até o dia 30 de novembro, e o resultado deve ser divulgado no dia 14 de dezembro.
 
Acesso: www.fortaleza.ce.gov.br
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.