Novo limite de velocidade na Avenida Osório de Paiva passará a vigorar em setembro

Nesta quinta-feira (30), a AMC começou a implantar a nova sinalização da área. Haverá a redução de 60km para 50km.

Escrito por Redação ,

A Avenida Osório de Paiva vai contar com um novo limite de velocidade a partir da terceira semana de setembro. Haverá a redução de 60km/h para 50km/h. A nova marcação, implantada hoje,  faz parte de um conjunto de ações para diminuir o número de acidentes fatais no local.

O período educativo para adaptação à nova regra é de, no mínimo, seis meses após a implantação do novo limite de velocidade. No primeiro momento, o trecho afetado pela mudança será entre a Av. Gomes Brasil até a Perimetral.

Os motoristas que utilizam a Osório de Paiva não serão notificados caso ultrapassem os 50km/h de velocidade — mas segue mantida a fiscalização àqueles que passarem dos 60km/h.

"A Av. Osório de Paiva é conhecida pelo alto índice de acidentalidade tendo sido registrado um total de 129 óbitos nos últimos dez anos", destaca a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Além do novo limite, outras medidas estão sendo implementadas desde maio desse ano, como por exemplo, implantação de seis novos semáforos e readequação de calçadas.

Readequação

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a alteração na velocidade de 60 para 50 km/h aumenta em dez vezes a chance da pessoa atropelada sobreviver. Dados recentes divulgados pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) reforçam o impacto desta iniciativa na preservação das vidas. "Exemplo disso é que na Av. Leste-Oeste o número de atropelamentos caiu 63% e o quantitativo de acidentes com vítima reduziu 54% após a mudança", reforça a AMC.

Intervenções viárias

A Avenida Osório de Paiva é considerada uma das vias onde mais acontece acidentes fatais, por isso os órgãos responsáveis implementam um pacote de intervenções viárias para garantir a segurança de condutores e pedestres. Já foram instalados seis novos semáforos: um para pedestres em frente ao Terminal do Siqueira; e os outros no cruzamento da Av. Osório de Paiva com as ruas Afrânio Peixoto, Napoleão Quezado, Dom Henrique, Leblon Maia e Leão do Norte.

Foi implantado ainda estágio para pedestres nos equipamentos existentes no cruzamento da Av. Osório de Paiva com Raimundo Neri e Av. Osório de Paiva com Rua Luiz Vieira, locais onde as conversões à esquerda foram proibidas.

"Os trabalhos continuam e estão previstas ainda ações de melhoria de calçadas e revitalização da sinalização vertical e horizontal. A expectativa é continuar reduzindo o número de vítimas no trânsito a exemplo do que vem acontecendo nos últimos anos. Em 2017, foram registrados 256 óbitos na cidade, 9% a menos quando comparado a 2016", conclui a AMC.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.