Nova sinalização semafórica é testada nesta sexta-feira, 27

Iniciativa faz parte de um pacote de ações de segurança viária para reduzir acidentes de trânsito

Escrito por Redação ,
Foto: Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), está implantando uma nova sinalização semafórica que alerta os condutores sobre pedestres, o objetivo seria garantir uma travessia segura a quem anda a pé pelas ruas da cidade. A nova tecnologia será testada nesta sexta-feira, 27. Os pontos estão no cruzamento das avenidas Antônio Sales com Engenheiro Santana Júnior. 

Segundo o órgão, o equipamento funciona através de um sensor térmico instalado no semáforo que, ao detectar a passagem de pedestres, emite luzes piscantes na cor amarela para que os motoristas redobre a atenção e permitam aos transeuntes atravessarem com mais segurança. 

Além de estimular o respeito, outra vantagem do equipamento é realizar a contagem de pedestres que passam por determinado trecho. “Esse mecanismo é um importante instrumento de planejamento e servirá para direcionarmos as nossas intervenções, priorizando sempre o pedestre, que é um dos agentes mais vulneráveis a acidentes de trânsito”, afirma Juliana Coelho, gestora do órgão. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.