Mês da Mobilidade: 'Bike Anjo' realiza programação especial em setembro

Pedaladas, roda de conversa e oficina compõe a grade de atividades especiais para este mês

Escrito por Redação ,

A primeira edição da Escola Bike Anjo (EBA), no mês de setembro, acontece neste domingo (2), das 8h30 às 11h30, na Praça Luíza Távora. No evento, tradicionalmente, os voluntários do projeto auxiliam as pessoas que pretendem aprender a andar de bicicleta. No próximo domingo, (9) a Rede Bike Anjo se une ao projeto Viva o Centro Fortaleza, que promove ações culturais visando à ocupação do bairro, para realizar uma edição extra da EBA no Parque das Crianças, das 15h às 17h.

As edições fazem parte de uma programação especial, pensada para setembro, Mês da Mobilidade. A Escola Bike Anjo, que normalmente acontece uma vez por mês, ganhará uma edição extra neste domingo. Além disso, a programação também conta com a Roda de Conversa e Oficina de Mecânica de Bicicletas para Mulheres; e dois passeios ciclísticos: o Pedal das Minas e a Rota da Mobilidade

Pessoas que desejam usar a bicicleta como meio de transporte são o principal público-alvo da EBA. O atendimento ao público é realizado por ordem de chegada a pessoas de todos os gêneros que tenham a partir de 12 anos de idade. Para as crianças abaixo dessa faixa etária, os voluntários se dispõem a ensinar a metodologia do Bike Anjo aos pais para que eles ensinem seus filhos a andar de bicicleta. O projeto possui algumas bicicletas próprias, mas é recomendado que o aspirante a ciclista leve a sua própria bike. E para ser voluntário da EBA, basta se apresentar a quem já é veterano do projeto nos dias do evento. 

Mulheres 

A Casa Cavilosa irá receber a Roda de Conversa e Oficina de Mecânica de Bicicletas para Mulheres no dia 13 de setembro, das 19h às 22h, como parte da programação especial de setembro. Essa será uma oportunidade para mulheres ciclistas trocarem experiências e discutirem sobre suas vivências no trânsito. A oficina será ministrada pela ciclista Andréa Bezz, que irá compartilhar seus conhecimentos de mecânica de bicicletas, incluindo manutenções e trocas de pneus. 

As ciclistas também poderão passear por diversos pontos históricos da Capital ligados à luta da mulher e à resistência feminina no Pedal das Minas, no dia 15, a partir das 15h. O passeio será realizado exclusivamente por mulheres, que irão pedalar em grupo, sem batedores, partindo da Estátua de Iracema Guardiã, na Av. Beira-Mar. O grupo irá passar por pontos como a Casa das Feministas, Estátua da Raquel de Queiroz, Delegacia da Mulher até finalizar o percurso no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Rota da Mobilidade 

Encerrando a programação da Rede Bike Anjo pra este mês, o passeio ciclístico Rota da Mobilidade irá acontecer no dia 29 de setembro, a partir das 15h, com saída da Praça da Imprensa. Ciclistas de todos os gêneros irão pedalar em grupo, sem batedores, por um percurso total de aproximadamente 30 km.  A proposta da Roda da Mobilidade é mostrar intervenções recentes de mobilidade urbana na cidade, tanto positivas quanto negativas, incluindo terminais de ônibus, viadutos, túneis e passarelas. 

Setembro é celebrado como Mês da Mobilidade em virtude do Dia Mundial Sem Carro, data comemorada no dia 22 deste mês em várias cidades do planeta para alertar quanto ao uso excessivo do automóvel e a necessidade de se buscar meios alternativos de transporte urbano. Em Fortaleza, a Rede Bike Anjo e a Associação dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza (Ciclovida) irão realizar atividades especiais nesse dia, em programação que será divulgada em breve. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.