Mapa Cultural do Ceará já está disponível aos cidadãos

Projeto é uma espécie de plataforma digital de gestão e mapeamento colaborativo, já que possibilita que as pessoas insiram novos dados

Escrito por Redação ,
Com o objetivo de fornecer ao cidadão um mapa de espaços e eventos culturais de sua cidade, além de oferecer ao poder público uma radiografia da área de cultura local, o Mapa Cultural do Ceará foi lançado neste sábado (16), no Estoril. Desenvolvido pelo Instituto TIM, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o projeto é uma espécie de plataforma digital de gestão e mapeamento colaborativo, já que possibilita que as pessoas insiram novos dados e acessem as informações do mapa.
 
“Trata-se de um espaço também de afetividade, de lugares de memória, de significações e ressignificações, de encontro com o outro e consigo mesmo. Um mapa aberto, modificável, conectável, de natureza social”, ressaltou o secretário adjunto da Secult, Fabiano dos Santos Piúba, enfatizando a construção coletiva e a participação da sociedade na atualização e na ampliação permanente do mapa cultural. São Paulo e Rio Grande do Sul já possuem plataformas semelhantes ativas.
 
Piúba também destacou que o mapa será uma ferramenta importante para a gestão da política pública, na avaliação, acompanhamento, monitoramento e na qualificação das ações.
 
Projeto antigo
 
As discussões para criação da plataforma tiveram início em 2013, quando agentes de vários países da América Latina e do Brasil se reuniram para debater a elaboração de uma ferramenta de mapeamento de iniciativas culturais e gestão. Assim, surgiu um software livre chamado “Mapas Culturais”, que pode ser adotado gratuitamente por qualquer cidade ou estado. 
 
Antes do lançamento no Ceará, representantes de municípios ou estados que já implantaram o Mapa Cultural, além de integrantes de coletivos de cultura digital e de entidades da sociedade civil participaram do 3º Encontrão Hacker, no Condomínio Uirapuru, em Fortaleza, debatendo essa e outras ferramentas sobre processos de participação e gestão da cultura, compartilhando experiências e contribuindo para melhorias. 
 
O mapa já está disponível no endereço mapa.cultura.ce.gov.br.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.