Manifestação relembra vítimas da ditadura

Grupo de cerca de 100 pessoas se reuniram em protesto intitulado Ato pela Democracia, no fim da tarde de hoje, no Aterro da Praia de Iracema

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,
Diversos grupos da sociedade civil se mobilizaram, ao fim da tarde deste sábado (30), em um protesto para relembrar as vítimas da ditadura e contra o que apontam ser um golpe em curso no País. Na manifestação, cerca de 200 cruzes pretas com rosas foram fincadas na areia do Aterro da Praia de Iracema e uma faixa com o dizer "Golpe Nunca Mais" foi erguida pelos organizadores.
 
De acordo com Raquel Nepomuceno, dentista e uma das organizadoras do ato, as cruzes simbolizavam as mais de 400 pessoas desaparecidas ou mortas na ditadura, enquanto as rosas vermelhas eram uma referência à questão de ser mulher. "Isso foi construído dentro do grupo que organizou o ato, de pessoas que são contra esse golpe que está acontecendo".
 
Entre as entidades que estiveram envolvidas, estavam Grupo Sociedade Civil,  Associação 68/68, Médicos pela Democracia, Frente Popular, Frente das Mulheres pela Democracia e Fórum Cearense de Residências Multiprofissionais em Saúde, entre outras.
 
 
No ato, os participantes ainda entoaram palavras de ordem, como "Não vai ter golpe, vai ter luta" e "golpistas, fascistas, não passarão".  A movimentação atraiu curiosos que passavam pelo calçadão e recebeu o apoio de carros que passavam na via, que buzinaram em consonância com o tema. Em menor quantidade, outros veículos chegaram a gritar contra a movimentação.
 
Ao por do sol, os manifestantes deram as mãos ao redor das cruzes, simulando uma espécie de abraço.
 
Manifesto
 
No ato, também foram recolhidas assinaturas para a cassação do mandato do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), em referência à sua fala na Câmara dos Deputados ao mencionar o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-chefe do DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna), órgão de repressão da ditadura.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.