Limite de velocidade é desrespeitado por 20% dos motoristas de Fortaleza 

A prefeitura de Fortaleza lançou, na manhã desta quarta-feira (4), uma campanha educativa para reduzir os números de acidentes envolvendo motoristas e pedestres.

Escrito por Redação ,

O limite de velocidade nas ruas e avenidas de Fortaleza é desrespeitado por 20% dos motoristas. É o que diz um estudo feito pela Universidade Johns Hopkins dos Estados Unidos, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). O estudo mostra queem cada cinco veículos nas vias, um ultrapassa o limite de velocidade. Ainda de acordo com o estudo, o dado é ainda mais alarmante quando os números envolvem motociclistas. Um em cada três condutores desrespeita a regulamentação.  

O secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza, Luiz Alberto Saboia, diz que os números são preocupantes e que o desrespeito às normas de trânsito ameaça principalmente os pedestres.  “Esse dado é muito preocupante porque, segundo diversos estudos internacionais, a velocidade é o que mais ameaça a vida das pessoas, em particular os pedestres, mas também todos os usuários de uma maneira geral”, afirma.  

Impactos de um atropelamento

A Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) compara o impacto de um veículo no corpo de uma pessoa em diferentes velocidades com a queda livre de um edifício. Em caso de um atropelamento em uma velocidade de 80km/h, os danos causados ao corpo humano seriam equivalentes a despencar do 9º andar de um prédio. Segundo o estudo, a alta velocidade anula as chances da vítima escapar com vida. Já se o veículo estiver com a velocidade de 50km/h, as chances de sobrevivência seriam bem maiores, iguais a uma queda do 4º andar.

O médico e cirurgião do trauma do Instituto Doutor José Frota (IJF), Daniel Lima, que participou voluntariamente da campanha, afirma que as lesões nos órgãos internos do abdômen, crânio, bem como o rompimento de tecidos musculares e dos ossos são comuns em vítimas que chegam todos os dias no hospital.  “Nos atropelamentos, a energia do impacto causa danos terríveis ao corpo humano e quanto maior a velocidade, mais grave o trauma, que muitas vezes leva à morte da vítima ainda no local do acidente”, explica. 

Acidentes de trânsito têm redução na capital

Em todo ano de 2018 foram computados 226 mortes decorrentes de acidentes de trânsito em Fortaleza, um número 40% menor do que as 377 mortes em 2014. A taxa de mortalidade por 100 mil habitantes, utilizada para comparar os índices entre cidades e países do mundo, caiu de 14,7 para 8,6 no mesmo período. Ainda conforme com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de mortes por 100 mil habitantes do Brasil em 2016 foi de 19,7.

No mesmo período, a Suécia e a Dinamarca, consideradas referências mundiais, registraram respectivamente índices de 2,8 e 4,0 mortes por 100 mil habitantes. Em 2017, os acidentes de trânsito representaram um prejuízo de R$ 590 milhões, apenas em Fortaleza. 

Os pedestres são o segundo grupo que mais é vítima no trânsito, representando um total de 39,8% do total de mortes em 2018. 

Campanha educativa 

Com objetivo de prevenir acidentes e chamar atenção para o respeito aos pedestres e aos limites de velocidade, a prefeitura de Fortaleza, lançou na manhã desta quarta-feira (4), uma campanha educativa para reduzir os números de acidentes envolvendo motoristas e pedestres. A campanha tem o apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global.  

A campanha será veiculada em emissoras de TV, rádio, jornal impresso e nas redes sociais. Vão participar da abordagem educativa agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e Guarda Municipal. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados