Hospital do PV deve chegar a 100 internados uma semana após abertura, diz Prefeitura de Fortaleza
A unidade emergencial dispõe de 102 blocos para pessoas contaminadas pelo coronavírus
Construído para o atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19, o Hospital Emergencial Presidente Vargas, em Fortaleza, poderá atingir a marca de 100 internações uma semana após a abertura da unidade. A expectativa foi traçada pelo prefeito Roberto Cláudio durante transmissão nas redes sociais na noite desta sexta-feira (24).
“Muito provavelmente, a gente deve ter próximo de 100 pacientes até o início da semana em virtude da espera que nós temos hoje por leito de internação, que não é de UTI”, indicou.
A unidade de saúde foi entregue no último sábado (18), com 51 leitos, sendo 10 de UTI. Três dias depois outras 51 acomodações foram liberadas, totalizando 102. O hospital, que atua como retaguarda na assistência de infectados pelo coronavírus, recebe pacientes mediante encaminhamento da Central de Regulação de Fortaleza.
Internações
Conforme Roberto Cláudio, o hospital terá neste sábado (25), “mais de 60 pacientes internados e muitos sendo regulados e transferidos ao longo do dia”.
“Alguns, infelizmente, precisaram ser entubados no próprio hospital do PV. Alguns que agravaram, a gente conseguiu transferir a tempo para o IJF 2 e outros com quadros mais leves, já receberam alta”, citou.
Além da unidade no PV, a rede municipal de saúde também oferece assistência no IJF 2, novo bloco atualmente reservado para pacientes em estado grave da doença. Até às 16h desta sexta-feira, 46 dos 50 leitos de UTIs estavam ocupados, disse o prefeito.
Ainda de acordo com o chefe do Executivo municipal, o IJF já admitiu “mais de 100 pacientes e em torno de 22% já tiveram alta”, frisou.