Fundação Edson Queiroz e Governo do Estado formalizam devolução do terreno do Centro de Convenções

Espaço será utilizado para a construção de um Complexo Cultural com museu, teatro, área de lazer e salas multifuncionais

Escrito por Redação ,
Legenda: Participaram da solenidade a Reitora da Unifor, Fátima Veras; a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz; o governador do Ceará, Camilo Santana; a vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, Manuela Queiroz Bacelar, e o Chanceler da Unifor, Edson Queiroz Neto
Foto: Fabiane de Paula

Parte do antigo Centro de Convenções do Ceará, localizado ao lado do campus da Universidade de Fortaleza (Unifor), foi devolvido oficialmente à Fundação Edson Queiroz pelo Governo do Estado. O documento foi assinado em solenidade, na manhã desta sexta-feira (7), pelo governador Camilo Santana; pela presidente da Fundação, Lenise Queiroz Rocha; pelo chanceler da Unifor, Edson Queiroz Neto, e pela reitora da Universidade, Fátima Veras.

O terreno de cerca de 14 mil metros quadrados teve devolução publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), no último dia 28 de maio, após seis anos de negociações. A contrapartida da Fundação será a construção de um complexo cultural com museu, teatro, área de lazer e salas multifuncionais. 

“Este será um grande presente para Fortaleza dentro da própria lógica que o Estado tem construído de transformar o Ceará num centro de conexões aéreas e de turismo, que é a nossa vocação e o nosso potencial. Será um equipamento muito importante para as futuras gerações”, destacou o governador Camilo Santana. 

A presidente Lenise Queiroz Rocha salienta que a Fundação já mantém 2.000 metros quadrados de arte já em exposição, mas também sublinha a importância do novo espaço para que a população possa fazer uma visita mais confortável, tendo a oportunidade de conferir todas as obras de arte que a Fundação vem colecionando nos últimos 45 anos. 

“São obras que contam a história do Brasil nos últimos cinco séculos. Acho que é um direito da população ter esse acesso. Meu irmão mais velho, o chanceler Airton Queiroz, que faleceu há pouco, tinha essa vontade. Tenho muito orgulho de poder dar continuidade a essa missão”, celebra Lenise.

Segundo a presidente, o prédio do antigo Centro de Convenções será demolido porque a antiga estrutura já está bem danificada, após sete anos fechado. Já na semana que vem, o terreno deve passar por dedetização e limpeza. Em seguida, o projeto arquitetônico será discutido, embora uma prévia já tenha sido apresentada ao Governo do Estado, há um ano e meio.

História

Em 1973, em função de o Ceará não dispor de um espaço para abrigar eventos de grande porte, o chanceler Edson Queiroz doou, mediante convênio e por prazo indeterminado, o terreno ao governo estadual para a construção do antigo Centro de Convenções, que foi aberto em 1974. Com a inauguração do Centro de Eventos, em 2012, o Centro de Convenções foi desativado. Em  2013, a Fundação Edson Queiroz e o Governo do Estado iniciaram negociações para devolução do terreno.

Em junho de 2014, foi formalizado um protocolo de intenções estabelecendo que o Governo ficaria com a propriedade definitiva de parte do terreno, totalizando 14 mil metros quadrados, e devolveria à Fundação Edson Queiroz a área de 9.775 m². O protocolo regularizou ainda a doação de cerca de 3.000 metros quadrados para o alargamento da Avenida Washington Soares.

Em dezembro de 2018, o Governo do Estado e a Fundação Edson Queiroz formalizaram novas tratativas, visando à devolução dos 14.000 metros quadrados, tendo como contrapartida a construção de complexo cultural com museu, teatro e salas multifuncionais. Em 28 de maio deste ano, o Governo do Ceará publicou a lei de nº 16.900, ratificando os termos das tratativas. 
 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.