Fortaleza terá novos Caps com atendimentos 24h

Apesar da ampliação da rede de atendimento, a Prefeitura não deve realizar novos concursos públicos para área médica

Escrito por Redação ,
Visando ampliar o atendimento a pacientes dependentes de álcool e drogas, a Prefeitura de Fortaleza construirá um novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD) em Messejana. A unidade irá substituir a sede que atualmente funciona em um prédio alugado pela Prefeitura. Ontem, o prefeito Roberto Cláudio, a secretária da Saúde, Socorro Martins, e a coordenadora especial de Políticas Públicas Sobre Drogas, Juliana Sena, assinaram à ordem de serviço para construção do novo Caps-AD, que tem o prazo de 120 dias para ser concluído.
 
De acordo com Roberto Cláudio, a implantação da unidade em um local próprio  faz parte do processo de revitalização da rede de atenção psicossocial da Capital. Até o fim da gestão, conforme o prefeito, serão construídos seis Caps-AD em terrenos próprios da Prefeitura, sendo um em cada regional da cidade. 
 
"Estamos investindo em equipamentos novos para dar um atendimento mais adequado às pessoas que infelizmente estão com algum tipo de problema relacionado ao álcool ou outros tipos de drogas. Um dos principais diferenciais dessas novas unidades é o funcionamento 24 horas. Com isso, vamos poder atender uma demanda ainda maior deste tipo de público", destacou. 
 
Além do novo prédio, a Prefeitura deve aumentar o quadro de profissionais que atuam no Caps-AD. No entanto, apesar do acréscimo na demanda, o prefeitodescartou a possibilidade de haver um novo concurso público para a área médica. 
 
"Com o aumento da estrutura, deveremos nos readequar e funcionar com mais profissionais. Recentemente, fizemos um concurso público de nível médio, e vamos convocar, até março, os aprovados para a área médica. Serão mais 120 profissionais para área hospitalar de Fortaleza. Eventualmente, se for necessário, poderemos realizar um novo concurso, mas, nesse momento, não há planos para novas seleções", afirmou o gestor. 
 
Questionado sobre os problemas estruturais em algumas unidades dos Caps Gerais, que atendem pacientes com transtornos mentais, o prefeito informou que serão realizadas somente reformas paliativas.  "A demanda é grande, mas certamente vamos continuar fazendo as reformas nos Caps, tanto nos gerais quanto nas unidade que atendem o público infantil. Estamos correndo contra o tempo, mas vamos conseguir dar essa resposta à sociedade", finalizou. 
 
Estrutura
 
O novo Caps-AD será construído em uma área de aproximadamente 500 m², entra as ruas 6 e José Maria Holanda Cavalcante. O prédio contará com 12 leitos próprios, consultórios individuais, dormitórios, áreas para atividades coletivas, enfermaria, farmácia, salas administrativas, dentre outros espaços. 
 
Atualmente, o Caps-AD Messejana realiza cerca de dois mil atendimentos por mês, entre consultas, visitas domiciliares, cursos e serviços de enfermagem. Para a secretária da Saúde,  Socorro Martins, o novo equipamento vai ampliar ainda mais o acesso das famílias ao tratamento contra drogas, além de adequar o trabalho dos profissionais da saúde. 
 
“Com uma estrutura melhor, vamos desenvolver um trabalho mais adequado, contando com psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais”, reforçou. 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.