Enem 2018: onde usar a nota?

O Diário do Nordeste responde as dúvidas mais frequentes sobre o exame nacional para os estudantes do Ceará. Participe nas nossas redes usando a hashtag #diarionoenem

Escrito por Redação ,

Ingressar em uma universidade, seja ela pública ou particular. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possibilita que o candidato esteja cada vez mais perto de se matricular de um centro acadêmico.

No caso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), as vagas são exclusivamente para universidades públicas. É um programa do governo federal que usa a nota do Enem para classificar o candidato a uma vaga na faculdade. Nele, não há renda de limites para participar.

As inscrições acontecem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. Elas devem ser feitas pelo site do Sisu. A instituição exige que o estudante tenha feito o exame no ano anterior e não ter zerado a redação. Não é cobrada uma nota mínima do participante.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades particulares. A seleção é gratuita e usa a nota do Enem para classificar os candidatos a uma bolsa de 50% ou 100%. O estudante precisa ter feito o Enem no ano anterior e ter tirado, pelo menos, 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado a redação.

O público-alvo do ProUni são pessoas de renda familiar mensal bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa e que ainda não tenham um diploma de nível superior. Professores efetivos da rede pública de educação básica concorrendo a bolsas de licenciatura, normal superior ou pedagogia não precisam comprovar renda. As inscrições acontecem no primeiro e no segundo semestre de cada ano, e devem ser feitas no site do ProUni.

Algumas faculdades privadas oferecem a possibilidade de usar a nota do Enem como forma do estudante ingressar nelas. As regras, no entanto, variam entre as instituições. Normalmente, é possível conseguir uma vaga mesmo tendo feito a prova há mais tempo. Alguns centros universitários exigem uma nota mínima nas provas objetivas e na redação, outros só exigem que o estudante não tenha zerado nas provas do Enem.

Tira-dúvidas do Enem 2018

. Qual caneta usar na prova?
. Como calcular a nota?
. Por que as provas são divididas em cores?
. O que levar nas provas?
. Onde vou fazer a prova?
. Qual horário da prova?
. Quem tem direito a 1h de tempo adicional?
. Quais documentos não são aceitos no dia da prova?
. Quais as regras para ida ao banheiro no dia da prova?
. Quais as regras para celular no dia da prova?

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados