Encceja PPL e Exterior: resultados estão disponíveis a partir de hoje (8)

O programa existe desde 2002.

Escrito por Educa Mais Brasil ,

Candidatos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) - referentes as modalidades Exterior Regular e Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) - podem conferir o resultado a partir de hoje (8). O resultado do Encceja 2019 é divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nessa primeira divulgação, serão liberadas apenas as notas do Ensino Médio. Está previsto para o final de fevereiro as notas do Ensino Fundamental. Para conferir o resultado, é necessário inserir o número de CPF e a senha na Página do Participante, localizada no site do Inep. 

Os participante pode solicitar a certificação para o nível de ensino desejado caso tenha alcançado a pontuação mínima (100 pontos) nas quatro áreas do conhecimento e na redação (5 pontos). Com a notas em mãos, é necessário recorrer às Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia escolhidas no momento da inscrição.

É importante saber que quem obteve a nota mínima apenas em algumas áreas do conhecimento também deve procurar as secretarias para solicitar a declaração parcial de proficiência. Neste caso, o participante não precisa refazer as provas da área em que alcançou a proficiência parcial. 

Encceja 
Criado em 2002 e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o programa tem o objetivo de aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada. O exame voltou a certificar o Ensino Médio em 2017. 

Os participantes do exame estão enquadrados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), direcionada às pessoas que interromperam os estudos e, por este motivo, não terminaram a educação básica no tempo regular. Pessoas com mais de 15 anos são matriculadas na modalidade EJA Fundamental e, acima de 18 anos, na EJA Ensino Médio. 

Bolsas de estudo EJA 
O Educa Mais Brasil - maior programa educacional do país - oferta bolsas de estudo para a Educação de Jovens e Adultos. Com 15 anos de atuação no mercado e já tendo beneficiado 900 mil alunos, o programa oferta até 70% de descontos para várias modalidades de ensino em todas as regiões do país. Acesse o site do Educa Mais Brasil e confira todas as oportunidades.

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
logo educa mais brasil
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.