'Dia D' contra sarampo para público de 20 a 29 anos acontece neste sábado em Fortaleza

Seis mil pessoas já foram vacinadas na capital, segundo Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Escrito por Redação ,
Legenda: A imunização é gratuita. O recomendado pelos profissionais é levar a caderneta de vacinação
Foto: Almir Gadelha

A campanha nacional de vacinação contra sarampo para adultos de 20 a 29 anos termina neste sábado (30). Em Fortaleza, o Dia D contra a doença ocorre em 113 postos de saúde até as 16h30. A vacinação é de graça e os profissionais de saúde pedem para a população levar a caderneta de vacinação. Veja abaixo os postos onde a vacina estará disponível: 

Veja os endereços das salas de vacinação em Fortaleza 

No posto Irmã Hercília,  em São João do Tauape, houve procura pela vacina, inclusive, por pessoa que não pertecem ao público-alvo, porém, a movimentação estava tranquila, sem registro de longas filas e espera.

Segundo a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vanessa Soldatelli, cerca de 6 mil pessoas já foram vacinadas em Fortaleza. Porém, a coordenadora reforça que a população da faixa etária de 20 a 29 é segunda que mais é diagnosticada pelo sarampo no Brasil.  

“Essas pessoas entre 20 e 29 anos é a segunda faixa etária mais acometida pela doença no Brasil inteiro. Eles precisam pelo menos de duas doses da vacina até os 29 anos”. 

Caso não tenha o cartão basta se dirigir até o posto com a carteira de identidade.  

“Preferencialmente, a pessoa leva o cartão de vacina para a gente fazer a avaliação e pode ser que elas precisem de outras vacinas. Quem não tem cartão de vacina, quem não tem comprovante e não sabe se foi vacinado vá em um posto de saúde somente com a carteira de identidade. Lá a pessoa vai receber a primeira dose e depois de 30 dias a segunda dose”, explica. 

A coordenadora lembra que fora os dias de campanha, qualquer pessoa pode tomar a vacina contra o sarampo em nos postos de saúde Irmã Hercília Aragão, localizado na Rua Frei Vidal, 1821, Bairro São João do Tauape e no de Messejana, na Rua Coronel Guilherme Alencar, s/n. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados