Comércio de tubarões é registrado no Mucuripe

Tubarão charuto, tubarão-tigre e cações-frango estão sendo comercializados em boxes

Escrito por Redação ,

Um internauta enviou, por meio da ferramenta VC Repórter/Whatsapp, a imagem de um motociclista transportando um tubarão. O motorista informou que a foto foi registrada nas proximidades da Av. Abolição e que ele seguiu até o Mercado São Sebastião. Um outro caso, ainda mais curioso foi registrado no Mucuripe, onde às 5h da manhã um comércio de tubarões oferecia animais de diversas espécies.

A imagem do motoclista foi registrada na manhã da última sexta-feira (6), dia de muita chuva na Capital. O internauta relatou que diversos carros que passavam pela moto jogavam lama em cima do animal. "Só identifiquei como sendo tubarão depois de passar por ele", relatou o internauta. 

O engenheiro de pesca do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), Manuel Furtado, afirmou que o animal é chamado de Tubarão Charuto. Sua aparição é comum no litoral cearense, principalmente em época de chuva. "O animal da foto que teve suas barbatanas e a cabeça arrancada deve pertencer ao mesmo grupo que registrei na praia do Mucuripe, na manhã na última sexta-feira. Fotografei quatro destes charutos de tubarão sendo comercializados às 5:30 da manhã na areia da praia", relatou o engenheiro. 

Segundo o profissional, o desembarque de tubarões na praia do Mucuripe ocorre frequentemente, quase toda semana. Os animais são pescados no alto mar e trazidos para serem comercializados na praia próximo aos boxes da Beira Mar. Na mesma manhã, ele registrou a presença de tubarão-tigre de poucos meses.

Ele também registrou imagens de 18 cações-frango - uma espécie que pode chegar perto da costa nesta época de chuvas, mas como o tubarão-azul capturado em janeiro, não representa nenhum perigo a surfistas e banhistas. Segundo o professor, a comercialização desses animais não é proibida por não pertencer a lista de animais que estão em extinção

Saúde Pública 

Em contato com a Célula de Vigilância Sanitária (Cevisa) da Prefeitura de Fortaleza, o Coordenador de produtos de carnes e serviços Veterinários, 
Marcondes Chaves Gomes, informou que o Mercado São Sebastião faz parte da área de fiscalização do órgão, mas não recebeu nenhuma ocorrência referente ao transporte irregular de cargas.

Em caso de denúncias, o órgão pode apreender o material e levar para análise. Após identificação da carne, se for identificada como própria para o consumo humano, a carga é doada para instituições de caridade e, sendo imprópria, ela é enviada para incineração. 

Whatsapp

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.