Chance de El Niño em janeiro é de 99%, afirma meteorologista

O próximo fenômeno deve ter um diferencial e não deve deixar o estado do Ceará em alerta de "seca"

Escrito por Redação ,

Embora as águas do Oceano Pacífico Equatorial já estejam aquecidas em janeiro de 2019, as chances de o fenômeno “El Niño” aparecer neste período são de 99%. É o que garante o coordenador-Geral de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Expedito Rebello. 

Normalmente, no Ceará, o fenômeno causa impactos de Seca. Das últimas 15 ocorrências no estado, 11 foram ocorreram desta forma. “Esse próximo El Niño nos parece ser diferente, pois o aquecimento está maior na área central do Oceano Pacífico e não na costa do Peru e do Equador. Nesse caso o Nordeste poderá até se beneficiar”, destaca o coordenador.

Na escala criada para caracterização de fenômenos climáticos pelo Serviço Meteorológico da Austrália (Bureau of Meteorology – BOM, na sigla em inglês), que vai de "El Niña" a "El Niño", o atual status é o de “alerta”, o que explica as grandes chances.

“Vai acontecer. É irreversível. Em alguns dias deve ser decretado o início”, complementa Expedito. 

Em setembro, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou que o Ceará tinha 67% de chance de retorno do "El Niño" ainda em 2018. 
 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.