Caucaia ultrapassa a marca de mil casos confirmados de Covid-19; mortes no Ceará chegam a 1.887

O total de casos confirmados em todo o Estado foi de 29.604, segundo informações divulgadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), no início da tarde desta quarta-feira (20)

Escrito por Redação ,
Legenda: A taxa de letalidade da Covid-19 registrada no Ceará, nesta quarta, chegou a 6,4%
Foto: Foto: Fotos Públicas

O município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, ultrapassou a marca de mil casos confirmados de Covid-19, com o registro de 1.024 diagnósticos positivos para a doença e de 43 mortes. É o que apontam os dados divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), através da plataforma IntegraSUS, às 12h28 desta quarta-feira (20). 

O Ceará, com um todo, já registra 29.604 casos e 1.887 óbitos causados pelo novo coronavírus. Ao todo, foram 31 óbitos e 1.492 casos a mais que o boletim epidemiológico divulgado às 17h07 desta terça-feira (19), que anotava 1.856 mortes e 28.112 diagnósticos positivos da doença. 

 

Os números apresentados pela Secretaria da Saúde fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, o que não corresponde necessariamente à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente. 

Em todo o Estado, 43.302 possíveis casos e 520 óbitos suspeitos de coronavírus estão sendo investigados, e 73.228 pessoas já foram testadas. A taxa de letalidade da doença, no momento, é de 6,4%

> Camilo confirma para esta quarta (20) decisão sobre decreto; preocupação com Interior cresce

> 73% das ocupações irregulares do Ceará estão a até 2km de unidades de saúde

> Excesso de exigências trava acesso a crédito emergencial para empresas 

Os dados também mostram que 16.297 pessoas se recuperaram da Covid-19 até então. Em comparação ao último informe do IntegraSUS, foram 188 pacientes a mais que receberam alta hospitalar ou ficaram livres da doença. 

Fortaleza se mantém como a cidade com maior circulação do novo coronavírus, acumulando 17.302 casos e 1.326 óbitos pela doença.

Estado tem 2 mil policiais afastados por Covid-19

As polícias Civil e Militar, assim como outros setores da sociedade, são afetadas pela pandemia do novo coronavírus. Conforme dados da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Ceará (Adepol) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), cerca de 2 mil policiais, entre civis e militares, estão afastados das funções por confirmação ou suspeita de Covid-19.

Apesar de não fornecer os números de policiais civis e militares afastados, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social garantiu, em nota, "que não há comprometimento na realização dos trabalhos de servidores do Sistema de Segurança Pública do Estado em consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)". 

Mortes por Covid-19 em Fortaleza

16,8% dos casos são de profissionais da saúde

No último boletim epidemiológico divulgado na última segunda-feira (18) pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), o Ceará registrava 26.363 casos confirmados de Covid-19. 

Desse total, 4.453 são profissionais da saúde, incluindo técnicos ou auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos, recepcionistas, fisioterapeutas e agentes de saúde, dentre outros, afetados pelo vírus.

A quantidade de trabalhadores que testaram positivo equivale a 16,8% dos pacientes contaminados no Estado. Dos 184 municípios, em 130 há confirmação de trabalhadores dos serviços de saúde infectados.

Nos casos extremos, pelo menos, 12 profissionais morreram de Covid-19 em quatro cidades distintas, segundo dados do IntegraSUS.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados