Câmeras de vigilância ajudam a prevenir a violência no Centro da cidade

Ações suspeitas são encaminhadas ao Ciops, que pode tomar as providências necessárias

Escrito por Redação ,

No período de agosto a dezembro de 2014, as câmeras de monitoramento instaladas no Centro da Capital pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec) registraram 145 incidentes, incluindo acidentes de trânsito, consumo de entorpecentes, vandalismo e pessoas em situação suspeita. Os casos registrados são notificados ao Ciops, que a partir de então pode tomar as providências necessárias.

Ao todo, são 24 equipamentos, localizados em pontos diversos do Centro, utilizando como referência os códigos do Projeto Fortaleza-Cidade de Paz, para gerar informações precisas.

Conforme relatório do videomonitoramento, o maior número de ocorrências foi registrado pelo setor no mês de novembro: 42, dos quais 26 foram casos de consumo de entorpecentes, que predominaram durante os cinco meses. Em agosto, as câmaras registraram 21 situações; setembro, 22; outubro, 27; novembro, 42; e dezembro, 33.

As câmeras funcionam 24 horas por dia, com equipes de três guardas revezando-se no acompanhamento e repasse das informações.

De acordo com a coordenadora do setor de Videomonitoramento, inspetora Francisca Arilza da Silva, o serviço também beneficia a população ao identificar a existência de problemas nas vias, como árvores caídas, buracos e lâmpadas queimadas, gerando informações que são repassadas aos órgãos competentes.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.