Bairros com piores indicadores da Covid-19 em Fortaleza têm fiscalização de isolamento intensificada

O decreto de isolamento social mais rígido na capital vale até o dia 31 de maio

Escrito por Redação ,
Legenda: Os agentes de segurança realizam barreiras de fiscalização nas entradas de Fortaleza
Foto: Helene Santos/SVM

A fiscalização do cumprimento ao lockdown em Fortaleza foi intensificada nos bairros com os piores indicadores relacionados à Covid-19, conforme anunciou o Governo do Ceará nesta segunda-feira (25). Os indicadores analisados por bairro são o número de casos confirmados do novo coronavírus, número de óbitos pela doença, índice de circulação de veículos, quantidade de denúncias de aglomerações e percentual comércios não essenciais funcionando irregularmente.

Segundo o Secretário de Segurança do Ceará  André Costa, os bairros com piores indicadores devem passar por grandes operações de fiscalização. "Esse é um grande esforço para que a gente, até o dia 31 de maio, possa superar essa fase, e avançar buscando voltar à normalidade das nossas vidas”, afirma o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

A operação de fiscalização conta com efetivos das Polícia Militar, Guarda Municipal de Fortaleza, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Departamento de Trânsito (Detran) e Polícia Rodoviária Federal. Há patrulhamentos volantes em 104 quadrantes de Fortaleza e sete barreiras fiixas montadas nos limites da capital. 

Conforme dados da SSPDS, agentes de segurança já atenderam 2.633 ocorrências durante a fiscalização do lockdown em Fortaleza, até as 8h desta segunda-feira (25). Destas, 1.766 foram denúncias de aglomeração de pessoas, além de 702 chamados por comércios abertos irregularmentes e 165 ocorrências de descumprimento de proteção individual. 

Foram realizadas 169.383 abordagens de veículos nas barreiras fixas e blitze móveis. Os agentes fazem um cadastro dos veículos e condutores que passam pelas barreiras de fiscalizações no Portal do Comando Avançado (PCA). Essas informações, além do videomonitoramento do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) e do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid), auxiliam nas fiscalizações, conforme a SSPDS.

O lockdown em Fortaleza foi anunciado no dia 5 de maio e entrou em vigor no dia 8. As medidas foram prorrogadas na última quarta-feira (20) e valem até o dia 31 de maio. Os decretos estadual e municipal vetam a circulação de pessoas em espaços públicos, tornam obrigatório o uso de máscaras nas ruas e restringem os deslocamentos a atividades essenciais, sendo necessário apresentar documentos de identificação. 

O governador Camilo Santana afirmou que a retomada das atividades no Ceará deve ocorrer em junho, caso a curva de casos do novo coronavírus se estabilize. Os indicadores da doença na capital apresentaram sinais de desaceleração pela primeira vez, ainda segundo Camilo

Mortes por Covid-19 em Fortaleza

Com o lockdown, a média de isolamento social na capital chegou a 54%, mas não atingiu o recomendado pela OMS, que é 70%.

O Ceará chegou a 2.493 mortes por Covid-19 e registrou 36.185 casos confirmados, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa), atualizada às 17h39 desta segunda-feira (25).

Fortaleza, epicentro da pandemia no estado já tem 20.146 pessoas com a doença e 1.687 mortes. Foram 169 novas confirmações de óbitos no Estado, em relação ao balanço divulgado às 17h20 do domingo (24), quando havia 2.324 mortes.

 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados