Av. Historiador Raimundo Girão terá sentido único a partir de amanhã

Medida faz parte dos serviços finais para a execução do Binário da Praia de Iracema

Escrito por Redação ,

A partir de amanhã, o trecho da avenida Historiador Raimundo Girão entre a rua Ildefonso Albano e a avenida Barão de Studart terá sentido único, como parte das medidas para a execução do Binário da Praia de Iracema.

Com a mudança, 20 linhas de ônibus que passam por aquelas vias terão suas rotas alteradas a partir de terça-feira (15). O Binário tem previsão de entrega no mês de dezembro.

Projeto

Por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt), a avenida Historiador Raimundo Girão passará a operar no sentido leste-oeste (Beira-Mar/Centro), entre as ruas Silva Paulet e Ildefonso Albano. A mudança consolidará um binário com a Avenida Monsenhor Tabosa, via paralela que possui sentido contrário.

Para o sentido oeste/leste (Centro-Meireles), os veículos que trafegam na avenida Historiador Raimundo Girão deverão convergir à direita na rua Ildefonso Albano e depois à esquerda na avenida Monsenhor Tabosa, seguindo na direção leste, podendo acessar a avenida Beira-Mar através da Avenida Barão de Studart. 

Há a possibilidade de utilizar também a rua Antônio Lima, que teve sentido de circulação alterado, passando a operar no sentido sul/norte (sertão-praia). As linhas de ônibus que circulavam no sentido oeste-leste passam a acessar a rua Ildefonso Albano e depois seguem pela avenida Monsenhor Tabosa.

Cruzamento

Também será retirado o terceiro estágio existente no cruzamento da avenida Abolição com a rua Silva Paulet, onde não será mais possível realizar conversão à esquerda, e o semáforo irá operar somente com estágio para pedestres. Os motoristas que desejarem acessar a Barão de Studart deverão seguir em frente na avenida Historiador Raimundo Girão e realizar a conversão à esquerda na avenida Rui Barbosa.

Com a implantação do semáforo no cruzamento das avenidas Rui Barbosa e Monsenhor Tabosa, as linhas que seguiam pela avenida Historiador Raimundo Girão e entravam na avenida Barão de Studart pelo sentido leste/oeste, seguem até a avenida Rui Barbosa, retornando à avenida Barão de Studart. 

Também passam por mudanças os pontos de paradas, com a padronização das distâncias entre elas, em média de 500 metros, substituição de abrigos de concreto por metálicos e instalação de informações sobre as linhas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.