Ambulantes querem permissão para trabalhar nos terminais de ônibus de Fortaleza

Um representante da Prefeitura se comprometeu a dialogar com a Etufor e outras secretarias responsáveis

Escrito por Redação ,
Legenda: Grupo foi recebido por um representante da Prefeitura de Fortaleza
Foto: Fabiane de Paula/Sistema Verdes Mares

Vendedores ambulantes se reuniram na manhã desta quarta-feira (28) em frente ao Paço Municipal, no Centro de Fortaleza, reivindicando o cadastramento na Prefeitura para atuar dentro dos terminais de ônibus da Capital. Segundo os ambulantes, os funcionários da empresa responsável pela administração dos terminais, a Socicam, informaram aos vendedores que eles só poderão comercializar no interior destes equipamentos até dia 1° de setembro. A empresa não se pronunciou sobre a situação dos vendedores.

Cinco representantes foram recebidos para uma reunião com um representante da pasta de Articulação Polícia da Prefeitura, que se comprometeu a negociar com a Etufor e a Secretaria de Conservação de Serviços Públicos a suspenção de qualquer medida de remoção. A partir daí, ele afirmou que será criado um canal de diálogo entre os ambulantes e os responsáveis pelo credenciamento.

Em nota ao Sistema Verdes Mares, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) afirma que a Prefeitura de Fortaleza não estipulou um prazo para a saída dos ambulantes e que a regulação do comércio dentro dos terminais é responsabilidade da empresa contratada. O acesso de vendedores ambulantes ao transporte público e às dependências dos terminais é proibida por lei, segundo a Etufor. 

Segundo os ambulantes, eles já se reuniram duas vezes na Câmara dos Vereadores para uma negociação com representantes da Socicam, mas a emrpesa não compareceu. 

De acordo com Renato de Oliveira, ambulante do terminal de ônibus do Bairro Antônio Bezerra, o prazo para a saída foi anunciado por funcionários da Socicam na última quinta-feira (22). Desde então, todos os dias os ambulantes recebem ameaças e alguns tem os produtos confiscados. Eles falam que não podemos ficar lá porque tem gente que pagar pelo ‘box’.Também estamos dispostos a pagar os impostos. Queremos vender lá como forma de trabalho. Qual o pai que quer ver o filho passando fome?”, diz o vendedor.

A Socicam, responsável pela administração dos terminais de Fortaleza, afirma que desde 2015 faz campanhas periódicas com o propósito de manter a organização dos locais e garantir o bem-estar dos usuários, a mobilidade, a comodidade e a segurança. A empresa esclarece que em momento algum tomou iniciativas contra ambulantes ou definiu data para a saída de pequenos comerciantes dos terminais.

 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados