94 mil candidatos do Ceará não comparecem ao 2º dia de prova do Enem

A taxa de abstenção só será divulgada pelo Inep posteriormente, pois, o dado contempla os dois dias de aplicação e será apresentado após a conferência das atas de todos os locais de prova.

Escrito por Redação ,

A taxa de ausência no segundo domingo de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi de 28,9% no Ceará. O que representa que 328.591 mil inscritos no Estado este ano, 94.062 não compareceram à segunda etapa da prova. 

Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em coletiva de imprensa realizada na noite deste domingo (11), em Brasília.

No primeiro dia do Exame, a taxa de ausência no Ceará foi de 25,8%

Nesta segunda etapa, que teve 5 horas de duração com provas sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias e sobre Matemática e suas Tecnologias, a taxa nacional de ausência foi de 29,2%, o que equivale a 1.610.681 ausências do total de 5.513.749 candidatos inscritos. 

A taxa de abstenção só será divulgada posteriormente, pois o dado contempla os dois dias de aplicação e será apresentada após a conferência das atas de todos os locais de prova. 

Conforme avaliação do ministro da Educação, Rossieli Soares Silva, "A edição deste ano teve a melhor aplicação da história do Enem. Foi um absoluto sucesso. O processo foi totalmente tranquilo, levando-se em conta a proporção de participantes do exame com as ocorrências registradas. Todos que trabalharam e que realizaram as provas estão de parabéns”. 

O segundo dia de provas teve 66 eliminações, sendo 64 por descumprimento de regras do edital, uma por problemas identificados na revista por detector de metal e um por recursa de coleta do dado biométrico, conforme o Inep. Também foram registradas 88 emergências médicas.

Resultados 

Os resultados do Enem são usados para acesso a 1.434 Instituições de Educação no Brasil e a 35 em Portugal.

Os gabaritos e os cadernos de questões serão divulgados oficialmente pelo Inep quarta-feira (14) tanto no site do Enem, como através do aplicativo.  

Mas o Colégio Ari de Sá Cavalcante disponibiliza, numa parceria com o jornal Diário do Nordeste, um gabarito extraoficial elaborado por professores especializados.

Já o Boletim de Desempenho dos participantes do Enem 2018 será divulgado em 18 de janeiro de 2019. O Inep informa ainda que no primeiro semestre de 2019 será apresentando o espelho de correção das redações. 


 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.