3 reatores explodem na subestação da Enel de Jabuti em Itaitinga

Moradores da região ficaram sem energia

Escrito por Redação ,
Legenda: Dois reatores explodiram na subestação da Enel do Jabuti, em Itaitinga.
Foto: Marcella de Lima

Três reatores de energia explodiram na subestação da Enel da Jabuti, no bairro Parque Dom Pedro, em Itaitinga, na manhã desta terça-feira (31). Os moradores da região ficaram sem energia. Até às 10h30 horas desta terça-feira, equipes do Corpo de Bombeiros e da Enel ainda estavam no local.

O primeiro reator explodiu por volta das 9h30, emitindo um barulho forte e assustando moradores. Já o segundo, pegou fogo por volta das 10h20. O terceiro aconteceu por volta de meio-dia. Segundo o Tenente Napoleão Vasconcelos, do Corpo de Bombeiros, a segunda explosão ocorreu pois tentaram religar a subestação, causando um novo curto-circuito. Não se sabe ao certo o que causou o incêndio, podendo ter sido um raio ou uma sobrecarga no sistema elétrico da estação. As chamas foram debeladas por volta das 10h30.

Segundo Dárcio Camilo, fotografo e morador da região, o barulho e as chamas foram muito fortes. Ele conta que estava a mais de 2 km de distância, cortando o cabelo, e se assustou com a fumaça. "Desde ontem de manhã a energia vem oscilando. A gente ligava para a Enel, não resolvia. Passou a noite inteira sem energia, só voltou de madrugada", conta o morador.

Explosões com essas são comuns nessa época do ano, devido às chuvas, segundo Dárcio. A região ficou sem energia novamente devido às explosões. 

A Enel afirmou que as equipes já estão trabalhando para realizar os reparos necessários e o serviço está sendo normalizado gradativamente

O Sistema Verdes Mares entrou em contato com a Enel sobre o restabelecimento de energia, mas não recebeu resposta da empresa até a publicação desta matéria. 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados