Movimento Vidas encerra as atividades de 2019 no Vila União

Desde outubro, mais de 36 mil jovens, de cinco diferentes bairros, foram beneficiados pelo projeto do Sistema Verdes Mares, em parceria com a Câmara Municipal de Fortaleza e a Assembleia Legislativa do Ceará

Escrito por Redação ,
Legenda: Jovens concentrados na aula de grafite durante o Movimento Vidas no Vila União
Foto: Foto: Helene Santos

Vitória Gabriely tem apenas 11 anos, mas confessa já ter ouvido alguns colegas do bairro Vila União, onde reside, comentando a respeito do uso de drogas. "Sempre digo para eles se afastarem, pararem de se juntar com gente que não deve", alerta a garota, que está entre os 36 mil jovens beneficiados neste ano pelo Movimento Vidas, em Fortaleza. Este projeto do Sistema Verdes Mares, em parceria com a Câmara Municipal de Fortaleza e a Assembleia Legislativa do Ceará, objetiva exatamente a conscientização dessa juventude sobre o tema, ofertando oficinas, atividades culturais e serviços gratuitos.

Acompanhada pelo pai, Arlindo Xavier, e por outros dois irmãos, Vitória participou do Dia D em sua comunidade, nas proximidades da Lagoa do Opaia, ontem (14). As ações de grafite foram as que mais lhe chamaram atenção. Desde outubro, quando o projeto teve início, mais de 570 jovens participaram de oficinas de DJ e grafitagem, nas cinco primeiras localidades contempladas: Conjunto Esperança, Bairro Ellery, Aerolândia, Planalto Pici e Vila União. Outras cinco comunidades receberão atividades de cultura e lazer no primeiro semestre de 2020.

"Esse é um trabalho preventivo. Nossa maior preocupação é com aqueles jovens que a qualquer momento podem ser abordados, tornando-se vítimas desse tipo de experiência. Queremos fazer um trabalho de prevenção, orientação, para que eles possam vencer sem passar por esse caminho", destaca o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT).

Ele também acredita que essa ação deve impulsionar outras proposições daqui para frente. "Essa é uma oportunidade que temos para nos aproximar ainda mais do povo. A Câmara Municipal está presente, os vereadores estão ouvindo a população, e dessa conversa pode sair a construção de projetos e as soluções de problemas dos bairros", evidencia o presidente.

Duas mil pessoas foram atendidas nos serviços da ação social, que incluem emissão do Passe Livre do Idoso, corte de cabelo, atendimento de saúde (aferição de pressão, teste de memória e ansiedade, avaliação postural, atendimento com nutricionistas e acupunturistas), além de sala do empreendedor, ouvidoria e atendimento AMC.

O Movimento Vidas conta ainda com um curso de capacitação na modalidade de Ensino a Distância (EAD) de 40 horas/aula, voltado para formação de agentes sociais e outros multiplicadores, com inscrições gratuitas pelo site diariodonordeste.com.br/movimentovidas. Até o momento já são 350 agentes de prevenção em formação.

Convidados

Histórias de vida inspiradoras como a do técnico Dunga, ex-Seleção Brasileira; dos vocalistas da Banda A Loba; do compositor de forró Jota Reis, que escreveu sucessos para Wesley Safadão; do jornalista Almir Gadelha; e do empreendedor digital Diego Jovino, da página Fortaleza Ordinária, foram partilhadas. No Dia D do Vila União, foi a vez de o ex-jogador de futsal Manoel Tobias contar um pouco de sua experiência para os jovens.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados