Moradores pagam passagem em topics com ‘‘Palmas’’

Escrito por Redação ,
A Associação Comercial do Conjunto Palmeira, o Sindicato das Topics e o Banco Palmas fecharam um convênio para que os moradores do bairro paguem a passagem nas topics com a moeda “Palmas”.

A medida vai beneficiar, diariamente, cerca de 1,3 mil usuários do Conjunto Palmeira, que vão passar a utilizar a moeda para o pagamento da passagem a partir do próximo domingo, dia 26 de junho. O valor da passagem será de R$ 1,45, o que também equivale a um palmas e quarenta e cinco centavos. O preço da passagem convencional é de R$ 1,60.

A moeda, que circula apenas no bairro desde 2001 e é emitida pelo banco, já faz parte do dia-a-dia de moradores e de aproximadamente 60 comerciantes. O objetivo da parceria, segundo o coordenador do Banco Palmas, João Joaquim de Melo Neto, é tornar acessível mais um serviço para a comunidade. ‘‘Ao utilizar a moeda social, os topiqueiros estarão participando de um pacto, que visa garantir um serviço essencial à população por um baixo custo’’, explicou João Neto.

FESTA - O anúncio do novo sistema acontece no domingo com uma grande carreata organizada pelos moradores, comerciantes e topiqueiros, que passarão a usar no carro o selo de identificação ‘‘Aceitamos Palmas’’. O local de concentração da carreata será em frente à sede da Associação dos Moradores do Conjunto Palmeira/Banco Palmas, a partir das 8h30min.

Os motoristas poderão comprar gasolina no posto de gasolina, que também já aceita a Palma. Um revendedor de gás também já é conveniado. Serão 40 Vans que irão fazer percursos como Palmeira/Centro/13 de Maio/Aldeota; Palmeira/Av. Aguanambi/Centro e Palmeira/Papicu/Aldeota pela Av. Washington Soares.

O motorista, segundo João Neto, terá a opção de trocar o palmas por real na agência do banco, mas deverá deixar um real como contribuição social.

Mas o objetivo do pacto é fazer com que ele adquira os produtos no bairro e faça circular a moeda como já vem acontecendo. As estimativas são de que a entrada das topics, no sistema de moeda adotado no bairro, movimente cerca 120 mil em palmas, fazendo girar a renda e proporcionando mais trabalho para os moradores.

O Banco Palmas funciona desde 1998 atendendo à comunidade do Conjunto Palmeira com programas sociais como Cartão de Crédito, Microcrédito, Loja Solidária e a Moeda Palmas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.