Jovens são capacitados no Pirambu

Escrito por Redação ,
Cerca de 30 estudantes de escolas públicas do bairro do Pirambu realizaram, ontem, pela manhã, um dos seus maiores sonhos. Pelo menos foi isso o que garantiu Elaine Jenifer Cajazeira da Silva, escolhida como oradora da turma na solenidade de formatura do curso de nível médio sobre Tecnologia da Informação (TI), ocorrida no auditório Castello Branco, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet).

Vestidos com becas, acompanhados por padrinhos, com direito a muitos discursos, os estudantes foram os personagens principais do evento, que teve a participação do diretor geral do Cefet, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, e dos diretor e gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da LG Eletrônicos, respectivamente, Byung Há Kim e Ciro Hernandes, que através de parceria possibilitaram a realização do curso nos últimos três anos.

Num discurso emocionado, Elaine agradeceu a iniciativa da LG e do Cefet, o empenho dos professores e falou sobre a importância de poder acreditar na realização. “Foi por acreditar num sonho que chegamos aqui”, disse. O sonho dos estudantes do Pirambu começou a tomar forma quando em 2003, após conhecer o trabalho voluntário de professores do Cefet realizado no bairro, disse o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da LG, Ciro Hernandes, a empresa decidiu apoiar a iniciativa e viabilizar a realização do projeto.

O curso de TI - uma turma de Conectividade (instalação, configuração e manutenção de redes de computadores) e outra turma de Desenvolvimento de Software (programação de computadores) começou em 2004. O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a ser beneficiado por uma ação social da empresa líder mundial em diversos segmentos de eletroeletrônicos.

A parceria, fruto da Lei da Informática, fez com que a multinacional investisse até o momento R$ 2,6 milhões e, em março deste ano, garantisse a continuidade do projeto por mais dois anos, com mais de R$ 600 mil.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.