Estudantes recebem dicas para dia decisivo do Enem

Neste domingo, candidatos resolverão 90 questões das disciplinas: Matemática, Física, Química e Biologia. Administração do tempo, alimentação adequada e cuidados com a postura podem facilitar as cinco horas de prova

Escrito por Nícolas Paulino , nicolas.paulino@diariodonordeste.com.br
Legenda: Estudantes compareceram ao Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, para o último aulão preparatório para o segundo dia do Exame
Foto: FOTO: RODRIGO GADELHA

A frase "Antes de começar qualquer coisa, lembre-se: você chegou até aqui", estampada em folder, deu motivação extra a cerca de oito mil estudantes no último aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na tarde do último sábado, no Ginásio Paulo Sarasate. Hoje, segundo domingo de provas do maior teste para seleção de vagas no Ensino Superior do País traz 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em cinco horas.

No Ceará, 328.591 mil pessoas se inscreveram para prestar o Exame, embora apenas 243.815 tenham comparecido ao primeiro dia da prova, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

São esses que devem disputar as vagas nos sonhados cursos de graduação. Na reta final, muitos deles tiveram apoio do Academia Enem, da Prefeitura de Fortaleza.

Funcionando há 6 anos, já recebeu mais de 60 mil alunos. Ao longo de 2018, foram mais de 30 aulões. As inscrições ocorrem no começo do ano, e os alunos recebem passagem, fardamento, lanche e material (seis apostilas).

"Tivemos quatro aulas para trabalhar o emocional, técnicas de memorização, alimentação e de aproveitamento do tempo da prova. Eles também tiveram ginástica laboral, com dicas importantes para o dia da prova, como descansar o pescoço e os membros", explica o coordenador pedagógico do projeto, Fábio Frota.

Renúncias

Para muitos candidatos, 2018 foi um ano para deixar de lado momentos de lazer com amigos e familiares para se dedicarem aos estudos. Andreza Maria Silva, 19, aprendeu a dizer "não" para convites em troca do sonho da Engenharia de Produção ou Engenharia Mecânica - aprendiz de uma indústria, diz ter tomado gosto pela área.

O candidato Marcos Augusto, 18, trocou praças e cinemas por 8 horas diárias de videoaulas, esquemas e simulados. Morador do Eusébio, na Região Metropolitana, espera conseguir uma vaga no curso de Engenharia de Software, um passo anterior a seu maior desejo: estudar Engenharia Aeroespacial, formação disponível em apenas três universidades brasileiras.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados