Diferença entre rede pública e privada ainda é grande

Escrito por Redação ,

Embora as escolas cearenses em geral tenham apresentado melhora nos resultados do Enem em relação a anos anteriores, o relatório do Inep revelou a desigualdade ainda existente entre o ensino público e o privado no Estado. Apesar de avançarem a cada avaliação, as instituições federais e estaduais ainda encontram dificuldades para acompanhar o bom desempenho obtido pelos colégios particulares.

>Escolas militares têm os melhores desempenhos

Enquanto, entre as escolas públicas, o Colégio Militar de Fortaleza atinge o primeiro lugar em todas as provas, no ranking geral de instituições a colocação da unidade cai para 12º na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias; 13º em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 18º em Matemática e suas Tecnologias, 19º em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 28º em Redação. Quedas semelhantes de colocação ocorrem com todas as escolas da rede públicas.

"Por sermos escolha pública, obviamente temos nossas dificuldades. Mas estamos avançando passo a passo", diz o comandante do Colégio Militar, coronel Cláudio Mendonça.

Desempenho nacional

Em relação aos resultados nacionais, 91% das unidades públicas do País ficaram com desempenho abaixo da média. Entre as particulares, esse percentual é de 17%. Na lista de todas as escolas (públicas e privadas) com dados divulgados, a média alcançada pelos alunos, considerando apenas as provas objetivas, foi de 515,8. Das 8.732 escolas públicas com notas divulgadas, 7.793 ficaram abaixo desse nível. Já entre as particulares, são 1.061 escolas -de um total de 6.266- com notas abaixo da média.

Ainda segundo os dados do Inep, dentre as 100 escolas com maiores médias no Enem 2015, existem apenas três unidades públicas, todas federais. Os resultados mostram avanço da predominância das escolas particulares no topo da lista: em 2014, eram sete federais nesse grupo.

As três unidades públicas nessa lista são os colégios aplicação da universidades federais de Viçosa (MG), Santa Maria (RS) e de Pernambuco. Além de escolas federais, escolas técnicas e colégios militares dominam as maiores notas da rede pública.

Os resultados do Exame do ano passado por escola foram divulgados menos de duas semanas após o anúncio de reforma do ensino médio. O principal ponto previsto na reestruturação apresentada pelo presidente Michel Temer é a flexibilização do currículo. As escolas deverão garantir o conteúdos comuns em parte da grade, equivalente a um ano, e oferecer linhas de aprofundamento por área de conhecimentos.

Serão os alunos que vão escolher a área a seguir (entre linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e ensino profissionalizante). O plano foi apresentado por medida provisória, o que causou críticas de educadores.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.