Comunicado: Atenção necessária à cultura

Escrito por Redação ,

Diante da pandemia do coronavírus, precisa-se ter em vista que a grande maioria dos profissionais da cultura não possui renda fixa. São autônomos e dependem da execução de seus projetos. Existe toda uma cadeia produtiva impactada drasticamente pelo cenário em que nos encontramos. Assim, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) justifica o Edital "Festival Cultura DendiCasa: Arte de Casa para o Mundo", cujo projeto de lei complementar de n°01/20 foi aprovado nessa sexta-feira (27) durante sessão remota da Assembleia Legislativa. Objetivo é amenizar os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus na economia cultural do Ceará.

Dos 43 deputados votantes, apenas quatro foram contra a alteração na lei estadual 119/2012. O Edital seleciona iniciativas artísticas exibidas gratuitamente, por meio de plataformas digitais, à população durante a quarentena. Serão contemplados até 400 projetos, de pessoa física, no montante de R$ 2.500, 00, cada. O valor total é de R$ 1 milhão, recurso proveniente do Fundo Estadual da Cultura. A partir da próxima terça-feira (31) até o dia 20 de abril, artistas e grupos podem inscrever seus projetos.

Restaurante popular

Para tentar evitar a aglomeração em restaurantes populares e no Refeitório Social, o que vinha ocorrendo com frequência nos últimos dias, a Prefeitura de Fortaleza optou por descentralizar as duas unidades. O restaurante da Parangaba passa a dividir o atendimento com o Ginásio da Parangaba, enquanto o serviço de almoço no Refeitório Social será realizado no Refeitório Social passa a ser no Parque das Crianças, no Centro.

Abrigo

Em Fortaleza, dois novos abrigos foram abertos de maneira temporária para atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na intenção de prevenir os usuários da rede de assistência e evitar a contaminação e propagação do novo coronavírus. Os novos espaços estão em funcionamento em Messejana e Sapiranga e se unem as quatro unidades de acolhimento já existentes na Capital.

Ainda sobre cultura...

O fim de semana pode ser tedioso com os estabelecimentos fechados e eventos suspensos para evitar aglomerações e a disseminação do coronavírus, respeitando decreto do governador Camilo Santana (PT). Para evitar o tédio, o Serviço Social do Comércio (Sesc) realiza, de maneira virtual, o #TudoemCasa. As apresentações vão até amanhã (29) e incluem artistas de Teatro, Música, além de cordelistas e Mestres da Cultura cearense. Vai ter ainda uma visita virtual guiada ao acervo do Museu Orgânico Casa Mestre Nena, em Juazeiro do Norte. Aproveite!

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados