Comunicado: Ação solidária na pandemia

Escrito por Redação , comunicado@svm.com.br

Em meio a um cenário vulnerável por consequência do isolamento social - que é necessário -, o Movimento Ceará ComVida, articulação que reúne instituições sem fins lucrativos e empresas com atuação no chamado terceiro setor, lançou uma campanha com o objetivo de arrecadar doações às Organizações Não Governamentais (ONGs) cearenses. O foco são as entidades que se ocupam em socorrer comunidades mais atingidas com o desemprego e a baixa renda, afetados pelos efeitos da pandemia da Covid-19, que teve como um dos principais agravantes a paralisação da maior parte da economia mundial. Intitulada "Juntos pelas ONGs", a campanha nasceu da necessidade de chamar a atenção para os grandes desafios enfrentados pelas instituições sem fins lucrativos do Ceará que, nesse cenário de pandemia, têm convivido com dificuldades sociais e financeiras, ao mesmo tempo em que seguem atuando na defesa de comunidades situadas em áreas de risco.

Conselho virtual

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará se reúne, de modo remoto, hoje, às 10h, para discutir e votar a normalização do modelo de plenário virtual na Instituição. A implementação de reuniões virtuais do Consuni precisou ser antecipada diante da pandemia do novo coronavírus e da suspensão de atividades presenciais. Com a ferramenta remota para as deliberações, as reuniões poderão ser virtuais, ou seja, com votação por meio eletrônico. A partir da data de convocação, os membros terão 72 horas úteis para apreciação das matérias, ampliando as condições de análise individual. A universidade ainda não definiu como será o calendário anual após a paralisação das aulas desde março.

Saúde mental

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) capacitou cerca de 500 psicólogos da rede pública para o atendimento em primeiros socorros psicológicos durante a pandemia de Covid-19. Realizado pela internet, o treinamento teve duração de três horas e foi finalizado ontem. O curso abordou protocolos internacionais de atendimento em caso de situações de desastre. A saúde mental é uma das maiores preocupações sanitárias durante a propagação do vírus no mundo pela perda de parentes, o medo da infecção e as novas formas de rotina social.

Debate

Organizações sociais realizam hoje, das 14h às 18h, o "II Seminário Terra e Território: Diversidade e Lutas". Transmitido pela internet ao vivo, o evento pretende reunir organizações do campo para debater ações do Governo Federal, cenário internacional, defesa dos territórios, reforma agrária e questões ambientais do País. O seminário contará com um espaço de análise da política nacional e da conjuntura mundial em meio à crise na saúde ena economia.

Como combater a desigualdade educacional em tempos de pandemia? É sobre esse assunto que haverá hoje, às 18h, um debate no 2º Webinar internacional da coalizão parlamentar pela educação.

O sertanejo despojado da dupla Luís Marcelo e Gabriel dá o tom na próxima apresentação virtual do Pôr do Sol Fortaleza, no domingo (17), às 17h. Eles se apresentam com Felipe Adjafre, atração fixa do projeto.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.