Cearenses registram passagem de estação espacial por Fortaleza; confira vídeo

As imagens foram feitas do quintal da casa de um astrônomo amador

Escrito por Redação ,

Há cerca de três meses,  o astronauta norte-americano Scott Kelly, tripulante da Estação Espacial Internacional (ISS), publicou em sua conta no Twitter, uma foto de Fortaleza vista do espaço com desejos de "boa noite". Na última quinta-feira (24), dois astrônomos amadores cearenses retribuíram a ação e conseguiram registrar a ISS durante nova passagem por Fortaleza. 

O vídeo foi feito da casa de um deles, o integrante do Clube de Astronomia de Fortaleza, Paulo Régis. Segundo ele, ao saber que a ISS passaria novamente pela cidade, se juntou a Lauriston Trindade, do Grupo de Astronomia Perseus de Maranguape, para consultar programas de mapeamento a fim de encontrar os melhores pontos de visibilidade.

Após simularem a passagem da Estação pela Lua, eles conseguiram o momento e local exatos para fazerem o registro: o quintal da casa de Paulo, localizada na Avenida Washintghon Soares. Lá eles improvisaram uma estrutura com telescópio e câmera. "O registro só foi possível por causa desse alinhamento tendo em vista que nesta passagem a estação estava 'escondida'  atrás da sombra da Terra. Porém, o disco lunar revelou por 15 segundos a silhueta da ISS e então possibilitou a imagem", explicou Paulo.

O feito dos cearenses é ainda mais importante devido à raridade, uma vez que, no momento do vídeo, a estação estava a 415 quilômetros da Terra. "Nem sempre é possível capturar esses momentos com tanta nitidez. A estação passou muito rápido, numa velocidade de 8 quilômetros por segundo e gravamos um vídeo de três minutos para garantir. Quando fomos ver resultado, tivemos que pausar várias vezes até conseguir ver a passagem dela", conta. 

Confira o registro completo:

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.