Bell Marques abre Fan Fest na Capital

Festa será no próximo domingo, no Aterro da Praia de Iracema; Simone e Simaria também são atrações

Escrito por Redação ,
Legenda: Arena montada terá capacidade para 35 mil pessoas. Haverá programação especial em todos os dias da Copa, com exibição das partidas. Apresentações de maracatu, quadrilhas juninas e shows de humor também são previstos
Foto: Foto: Lucas de Menezes

O primeiro evento oficial da Copa do Mundo 2014 não acontece em campo e sim no Aterro da Praia de Iracema, com o lançamento mundial da Fifa Fan Fest. A festa será realizada no próximo domingo (8), a partir das 18h, numa arena especialmente montada com capacidade para 35 mil pessoas. Na programação de abertura, transmitida para todo o mundo, o baiano Bell Marques, ex-líder da banda Chiclete com Banana; o cantor e sanfoneiro Dorgival Dantas e as coleguinhas Simone e Simaria são as atrações. A entrada é franca, com os portões sendo abertos a partir das 16h.

A titular da Secretaria Municipal da Copa, Patrícia Macêdo, ressalta que Fortaleza foi escolhida para fazer o lançamento mundial da Fifa Fan Fest 2014 por razões técnicas. "De todas as 12 sedes, a nossa Capital foi a que melhor se organizou. A escolha também é um reconhecimento do secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke", destacou.

A Arena Fan Fest terá programação especial em todos os 25 dias da Copa, com shows e exibição das 64 partidas. "No dia do jogo do Brasil em Fortaleza, dia 17, contra o México, por exemplo, a atração musical será Michel Teló", informa Patrícia Macêdo. Antes e depois das partidas, sempre haverá apresentações de maracatus, quadrilhas juninas e shows de humor, além das atrações nacionais e locais, incluindo a Sambô, Sandra de Sá, Matheus Fernandes, Péricles, Biquíni Cavadão, Durval Lélis e Ítalo e Renno.

Espaços

A estrutura conta com telão de 130 m², praça de alimentação, bares, além de áreas com brinquedos interativos e espaço de convivência para as famílias. Na área externa da arena, com expectativa de receber até 300 mil pessoas, também haverá um telão para que o torcedor acompanhe os jogos e shows.

De acordo com a secretária, o planejamento de segurança dentro e fora da arena contará com uma Delegacia Móvel e atendimento na Delegacia de Apoio ao Turista. O efetivo por dia será de 48 policiais civis, 250 da Polícia Militar, 85 agentes da Guarda Municipal, além de 3,8 mil agentes de segurança privada e patrimonial. Todos passarão por detector de metais e revista, assegura Patrícia Macêdo.

O transporte público também terá esquema diferenciado. "Cinquenta linhas especiais sairão dos sete terminais de passageiros para a arena. Em dias de jogos, haverá ônibus direto do Castelão para o Aterro", adianta a secretária.

Na manhã de ontem, 250 pessoas trabalhavam na montagem de som, palco e toda a estrutura. Na próxima sexta-feira, tudo deverá estar pronto para que aconteça a passagem de som dos primeiros artistas.

A secretária não confirmou, mas deve haver a presença de representantes da Fifa para uma solenidade oficial. "Provavelmente sim, mas nada oficial".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.