Barão do Rio Branco terá uma faixa para veículos

Outra novidade anunciada é a implementação de novas faixas exclusivas para ônibus

Escrito por João Lima Neto - Repórter ,
Legenda: As laterais da Rua Barão do Rio Branco serão transformadas em calçadas vivas com travessias para pedestres
Foto: FOTO: JOSÉ LEOMAR

Os condutores de motos e carros que possuem o hábito de estacionar em vagas comuns na Rua Barão de Rio Branco vão ter de buscar espaços privados ou ruas adjacentes para estacionar em via pública. Segundo o titular da Regional do Centro, Adail Fontenele, em setembro, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) deixará apenas uma faixa central para passagem de veículos. As laterais serão transformadas em calçadas vivas com travessias para pedestres, projeto implementado através de teste em agosto, na Praia de Iracema. Ainda estão sendo definidos que trechos da receberão a mudança. O estacionamento da Zona Azul será mantido e também haverá áreas de embarque e desembarque. 

Desde o início do ano, o prefeito Roberto Cláudio vem se reunindo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Assis Cavalcante, e associações de ambulantes do Centro. Em mais de quatro reuniões, eles definiram um programa de ações. As intervenções têm duração de 12 meses com obras de baixo impacto em seis eixos: Habitação, Política de Apoio a pessoas em situação de rua, Turismo e Cultura, Infraestrutura e Mobilidade, Ordenamento do comércio informal e Segurança e fiscalização.

"A Barão do Rio Branco vai sofrer limitação no trânsito. Não deverá ter estacionamento nas laterais. Vai sobrar uma linha única de veículos e demais partes da pista será para os pedestres. O projeto será implementado pela SCSP. Faremos isso ainda no mês de setembro. Com a definição, haverá um recadastramento dos ambulantes da Barão do Rio Branco". Segundo o gestor, estão sendo avaliados prédios no Centro para a introdução dos comerciantes de rua.

Além das intervenções de mobilidade e infraestrutura nas ruas próximas à Praça do Ferreira, outras regiões do Centro vão receber intervenções no tráfego de veículo. O trinário da Av. Duque de Caxias deve ser iniciado em março de 2019. "O estudo está sendo concluído até o próximo ano. Haverá a intervenção definitiva. Na esquina da Av. Duque de Caxias com Barão do Rio Branco, por exemplo, já tem sinalização horizontal que permite a travessia em diagonal. Já houve uma ampliação de extensão de um canteiro central".

Novidade

Outra novidade é a implementação de novas faixas exclusivas para ônibus. "Duas faixas exclusivas serão instaladas na Rua Dr. João Moreira no sentido leste- oeste e na Rua Castro e Silva, na direção de oeste para leste. Esperamos que até novembro fique pronto". 

A assessoria de comunicação da Regional do Centro pediu correção da fala do secretario que anteriormente havia dito que as ruas Meton de Alencar e Pedro I teriam faixas exclusivas de ônibus. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.