Avião sequestrado será levado para a Alemanha

Dois aviões cargueiros russos chegarão na quinta-feira (21) e sexta-feira (22) para transportar a aeronave

Escrito por João Lima Neto - Repórter ,

A empresa responsável pela logística do transporte das peças do Boeing histórico da Lufthansa PT-MTB vai iniciar o procedimento de envio da aeronave amanhã. O avião foi sequestrado em 1977 em ação dos grupos terroristas da Frente Popular para a Libertação da Palestina e Baader-Meinhof. A determinação da remoção foi dada no início deste ano pela 10º Vara do Ceará. Dois aviões cargueiros russos chegarão na quinta-feira (21) e sexta-feira (22). Estacionado em Fortaleza há nove anos, no cemitério de aviões do Aeroporto Pinto Martins, o Boeing chamado de "Landshut", foi adquirido junto à Infraero pelo Governo Alemão, para ser repatriado e exposto em um museu particular na cidade de Friedrichshafen, em comemoração aos 40 anos do Outono Alemão, marco histórico do combate ao terrorismo naquele país.

A fase de desmonte da aeronave foi realizada no dia 21 de agosto deste ano. Segundo o diretor da empresa Salco Logistics, Sven Richard, responsável pelo envio do avião, as peças já estão embaladas e serão enviadas para a Alemanha divididas em um Antonov NA-124 e num Ilyushin IL-76. "Tudo será amarrado em berços para o transporte internacional. Vai ser montada uma esteira em frente à boca do avião. Vamos colocar o berço em cima dos caminhões que farão o transporte até eles", explicou Richard.

Conforme o profissional, o avião foi dividido em nove partes e dividido em seis embalagens: fuselagem, as duas asas, o leme, os estabilizadores e as turbinas. A parte mais delicada é a fuselagem, segundo Richard. O plano é que ele seja restaurado com cores originais e seja posto em exposição em um museu situado no Sul da Alemanha.

"O Aeroporto não pode deixar de ter entraves burocráticos em uma situação como essa. Uma área ficará restrita, mas não haverá interdição do espaço. Existe um controle ainda maior dos voos. A gente enfrenta uma certa dificuldade no começo, mas pelo número de pessoas e quantidades de equipamentos envolvidos. A Infraero facilitou muito esse acesso em horários de grande fluxo", avalia o diretor da Salco Sven Richard.

Símbolo do terror

A aeronave foi sequestrada em outubro de 1977, com mais de 90 pessoas a bordo, por quatro integrantes da Frente Popular para a Libertação da Palestina. No dia 13 de outubro, a aeronave partiu de Palma de Mallorca, na Espanha, com destino ao aeroporto de Frankfurt. Ao entrar no espaço aéreo da França, os extremistas, armados com pistolas e granadas, anunciaram o sequestro e deram início à jornada de 106 horas que terminaria na Somália. Para libertar os passageiros, o grupo exigia que o governo alemão soltasse integrantes da RAF presos na Alemanha. Berlim se recusou a libertá-los.

Antes de pousar em Mogadíscio, durante o sequestro, o avião fez paradas para reabastecer em Roma, Lárnaca, Bahrein, Dubai e Áden. Após o assassinato do piloto em frente aos passageiros, no dia 16, o copiloto foi obrigado a continuar sozinho a jornada. Na capital Somali, forças especiais da polícia federal da Alemanha conseguiram libertar a aeronave na madrugada do dia 18 de outubro de 1977.

Depois d o sequestro, a aeronave continuou transportando passageiros da Lufthansa até ser vendida pela empresa alemã em 1985. O Landshut teve vários proprietários e passou a levar cargas. Até 2008, ele voou pela TAF, de Fortaleza. Devido a pendências judiciais da empresa, o avião foi penhorado e há nove anos está parado no cemitério de aviões da capital cearense.

O responsável pela logística de transporte, o alemão Sven Richard, avalia o retorno da aeronave a terra de origem como um marco histórico. "Acho interessante este retorno. Foi um evento que aconteceu quando eu era adolescente. Foi uma época difícil com vários atos terroristas. Esse será o ponto final".

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