Matéria-1108640

Técnicas de estudos

É frequente a seguinte recomendação: para ser aprovado em concursos é preciso estudar bastante. Uma recomendação muito correta. O candidato que não estuda, não tem chance real de ser aprovado. Mas como estudar? Tem muitos candidatos dedicados, que estudam bastante, mas que por falta de orientação, não sabem o que e, principalmente, como estudar.

No intuito de orientar os candidatos apresentarei a seguir algumas dicas e técnicas de estudos para se preparar para concursos:

Mantenha o foco

Para ter vontade de estudar, não perca o foco lembrando-se sempre dos motivos que te levaram a escolher determinada carreira pública. Por exemplo, se você está interessado em uma carreira devido à remuneração e à estabilidade, faça um cartaz escrevendo o salário e a palavra estabilidade e coloque-o próximo ao seu local de estudos.

Quais disciplinas estudar?

Se for estudar antes da publicação do edital, estude as matérias básicas (como português, matemática e raciocínio lógico) comuns na maioria dos concursos. Evite estudar as matérias específicas antes do edital, pois podem ser alteradas.

Após a publicação do edital, estude somente as matérias do concurso, levando em consideração o peso e a quantidade de questões de cada disciplina, dedicando mais tempos às matérias mais representativas.

Provas anteriores.

As provas anteriores são fundamentais no estudo para concursos públicos. É uma forma do candidato verificar a aprendizagem, adquirir velocidade e se acostumar com as diversas formas e estilos. Ao estudar uma matéria vista anteriormente, seja há muito ou pouco tempo, verifique a aprendizagem e aprofunde o conhecimento resolvendo questões de concursos anteriores similares aos que irá prestar, sanando as dúvidas conforme surgirem.

Inicialmente, dê preferência para as provas da mesma carreira e/ou da mesma empresa organizadora que irá elaborar o concurso para que está se preparando. A seguir, estude as outras provas. Podem ser encontradas em livros, apostilas, nos sites das empresas organizadoras e em sites especializados em concursos.

Organize seu tempo de estudos e descanso

É fundamental organizar o seu tempo de estudo e de descanso. Verifique periodicamente o seu planejamento do tempo de estudos e, se necessário, faça uma nova programação mais adequada à sua realidade. Constate o seu progresso: o que falta estudar e o que já estudou.

O acompanhamento do seu rendimento é muito importante para a sua motivação.

Carlos Alberto De Lucca é professor e desde 1979 prepara candidatos para concursos públicos