Triunfos além das 4 linhas

O verdadeiro desafio do futebol é vencer nas categorias de base. Não basta ter o sonho de se tornar um jogador profissional. Para crescer no esporte, o atleta precisa enfrentar os dilemas das divisões de base em busca de uma única oportunidade de mostrar o seu valor e se tornar uma nova estrela

Acordar cedo, calçar as chuteiras e trilhar um caminho de sonhos. Essa é a realidade de jovens cearenses que tentam a sorte no futebol. Escolhemos três personagens para dar um panorama da base local. Um está no início da batalha, embora talentoso, o volante Kalyel (19), do Floresta. Outro ganha as primeiras chances em grande clube do Estado, Felipe Jonatan (20), lateral-esquerdo do Ceará. Outro é o principal atacante do futebol brasileiro no momento: Everton (22), do Grêmio.

Oriundo da base do Fortaleza, o "Cebolinha", como é apelidado pelos colegas, nasceu em Maracanaú e rapidamente despontou como um dos maiores valores do Tricolor do Pici, chamando atenção do clube gaúcho, onde hoje, com apenas 22 anos, já acumula os títulos da Copa Libertadores, Recopa Sul-Americana, uma Copa do Brasil e um Campeonato Gaúcho. "Tive a felicidade de passar em um teste aos 15 anos, onde fiquei por quase dois anos. Ganhei título, sub-17, sub-20. Lá eu aprendi muito com o Jorge Veras (ex-técnico e jogador) e o Jurandir Branco, que faleceu".

A chegada ao sul do País, em 2013, veio junto com outros desafios para o jovem atleta: superar a distância de seus familiares e ao mesmo tempo dar retorno ao clube que investiu no seu futebol. "No começo era muito difícil a saudade da família. Fiquei quase um ano sem ver meus pais e procurei transformar isso em motivação".

Já adaptado ao time titular, Everton se tornou a principal referência ofensiva do Grêmio. Chegou à Seleção Brasileira, onde estreou no início de setembro e, ao que tudo indica, é um dos candidatos a estar no ataque do Brasil na Copa do Mundo de 2022, no Catar.

Chance de ouro

Em maio deste ano, o Ceará concretizou a maior venda de um jogador do futebol cearense ao negociar o atacante Arthur Cabral (20) com o Palmeiras. E os passos do artilheiro do Ceará na temporada podem ser seguidos por seu companheiro de equipe, o lateral-esquerdo Felipe Jonatan.

Substituir um titular logo contra o Corinthians, na Série A do Campeonato Brasileiro, e manter a equipe viva na competição é considerada uma grande responsabilidade para um atleta que vem da base. Entre o caminho da base ao time profissional do Ceará, Felipe Jonatan, que nasceu na Capital cearense, viveu dias difíceis. Lesões e dificuldade financeira foram alguns fatores que fizeram o jogador do Ceará buscar superação no incentivo dos pais.

"O apoio familiar foi muito importante, pois não estava jogando muito no início do ano. Meu pai e minha mãe disseram que eu continuasse trabalhando que um dia minha hora iria chegar. Eu nunca imaginei jogar uma Série A".

Vontade de vencer

Outro jovem sonha e trabalha duro para se firmar. O Floresta jogava fora de casa contra o Horizonte e perdia por 1 a 0, quando o volante Kalyel entrou em campo. O time da Capital reagiu e virou o placar, vencendo o jogo por 2 a 1. Foi a primeira vez que o atleta de 19 anos jogou entre os titulares. O começo, no entanto, exigiu disposição e sacrifício, para o garoto natural de Solonópole, distante 227Km de Fortaleza.

"O Floresta chegou na minha cidade para fazer testes. Eu passei e acabei vindo pra cá (Fortaleza). A estrutura que o clube oferece é muito boa e graças a Deus eu tenho correspondido. Contra o Horizonte eu entrei bem, a equipe virou e venceu, e já contra o Ferroviário, consegui dar uma assistência para o gol do Magno Alves", frisa o jovem atleta.

Assim como Kalyel, outros 43 garotos moram e trabalham diariamente no CT do clube, localizado no bairro Vila Manoel Sátiro, em uma estrutura que conta com cinco campos de futebol, alojamentos para atletas, academia e acompanhamento clínico e alimentar, entre outros benefícios.


Assuntos Relacionados